SEGUIR O CAMINHO DE JESUS

cruz dom e povo mao levantada (Small)
Fotos: Cruz da JMJ – 2012

Estamos no 13º domingo do tempo comum. Verde é a cor dos paramentos e do espaço litúrgico. Tempo de esperança, Tempo de o cristão caminhar na fé, no seguimento, no testemunho. Em meio à realidade do mundo atual, ser presença de vida, de esperança, de lisura.

A Palavra de Deus (Lc 9,51-62) nos faz refletir sobre as atitudes característica de quem se põe no caminho de Jesus: “Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então, ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém, e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos para conseguir alojamento para Jesus. Mas, os samaritanos não o receberam, porque Jesus dava a impressão de quem se dirigia para Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para acabar com eles?” Jesus, porém, voltou-se e os repreendeu. E partiram para outro povoado. Enquanto iam andando, alguém no caminho disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. Mas Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas, e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Jesus disse a outro: ‘Siga-me’. Esse respondeu: ‘Deixa primeiro que eu vá sepultar meu pai’.  Jesus respondeu: Deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos; mas, você, vá anunciar o Reino de Deus’.  Outro ainda lhe disse: ‘Eu te seguirei, Senhor, mas deixa primeiro que eu vá me despedir do pessoal de minha casa’.  Mas Jesus lhe respondeu: ‘Quem põe a mão no arado e olha para trás não serve para o Reino de Deus’.

Diante dos desafios do caminho para Jerusalém os apóstolos tiveram várias reações. A primeira é de eliminar os que pensam o contrário ou os que fazem oposição. Mas Jesus ensina que no seu caminho não há lugar para ódio, nem imposição da força, nem resposta violenta. O seguimento passa pela entrega da vida por amor. Este ensino partiu da atitude concreta de Jesus e os seus seguidores jamais devem esquecer. Outro ensino realiza-se no diálogo, nas motivações do seguimento, no impulso imediato de quem quer seguir. Ele relata as condições para percorrer o caminho: O diálogo sugere que o discípulo deve despojar-se das amarras: “As raposas têm tocas, e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Para outro Jesus sugere desfazer-se das preocupações por vezes até familiares: Deixa primeiro que eu vá sepultar meu pai’. E ainda outra exigência indica o desapego para fazer do Reino a sua prioridade fundamental: Quem põe a mão no arado e olha para trás não serve para o Reino de Deus’.

Todas as vezes que ouço a canção de Pe. Zezinho, sinto algo tocando dentro de mim. Revivo o chamado, o caminho, as decisões, os compromissos,; partir, chegar, deixar e recomeçar.

Me chamaste para caminhar na vida contigo, Decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás
Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma É difícil agora viver sem lembrar-me de ti

Te amarei, Senhor, te amarei, Senhor, Eu só encontro a paz e a alegria, Bem perto de ti
Te amarei, Senhor, te amarei, Senhor Eu só encontro a paz e a alegria, Bem perto de ti

Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta, Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de ti
Mas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido É difícil agora viver sem lembrar-me de ti

Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário. Pois conheces a minha fraqueza e o meu coração
Vem, ensina-me a viver a vida na tua presença, No amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união

Mas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido, É difícil agora viver sem saudades de ti

O papa Francisco ensina: “Jesus responde que aqueles que O seguirem terão ‘muitas coisas boas’, mas sofrerão ‘perseguições’. O seguimento de Jesus não deve ser motivado por interesses pessoais ou materiais. Quem acompanha Jesus e usa esta estrada para subir na vida, para ter mais poder, arruína a comunidade. O cristão segue Jesus por amor”. O anúncio seguimento não é um verniz, mas vai aos ossos, ao coração, dentro de nós e nos transforma. “Isso o espírito ‘mundano’ não tolera e aí acontecem as perseguições”. O caminho indicado é o do despojamento. “É feio ver um cristão querer duas coisas: seguir Jesus e os bens, seguir Jesus e a mundanidade”.

E finalmente o apóstolo Paulo (Gl 5,13-15) aconselha: Foi para a verdadeira liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permanecei firmes e não torneis a sujeitar-vos ao jugo da escravidão. Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Contudo, não abuseis da liberdade como pretexto para viverdes segundo a carne; mas, pela caridade, colocai-vos ao serviço uns dos outros, porque toda a Lei se resume nesta palavra: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. A postura de vida indica a qualidade das ações. Há em discussão nas famílias, nas escolas, universidades e no cotidiano da sociedade os limites da liberdade. Diversas teorias se digladiam. Acima de tudo o que está em jogo é a vida, as pessoas.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes graças e bênçãos sobre cada um de nós. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

Dom Juventino Kestering