EQUIPE DE ELABORAÇÃO SE REÚNE

P1040804

Na noite do dia 17 de junho de 2016, no Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, reuniu-se com d. Juventino e Maria Aparecida, da coordenação de pastoral, a equipe de catequistas responsáveis pela reformulação do Roteiro um, nível crisma. Na ocasião diversas questões foram trabalhadas, como: reformulação do esquema de conteúdos, linguagem, apresentação, metodologia na linha da iniciação à vida cristã. Também foi debatida a possibilidade de se elaborar dois roteiros. Um para o catequista e outro para os catequizandos. Foram levantadas questões a favor e contra esta possiblidade, mas ainda não se chegou a um consenso. Igualmente foi decidido que todas as paróquias vão receber propostas para ajudar na reformulação do roteiro.

O Diretório Geral para a Catequese, nº133 afirma: “Redigir um catecismo é um processo que exige tempo de maturação e tarefa partilhada. Nos catecismos locais, a Igreja comunica o Evangelho de maneira acessível à pessoa humana, a fim de que esta possa realmente apreendê-lo como Boa-Nova de Salvação. Os catecismos locais se convertem, assim, em expressão palpável da admirável condescendência de Deus e do seu amor inefável pelo mundo”. O que mais importa não é definir e classificar conceitos teológicos com toda exatidão: estamos diante do mistério! Trata-se, sim, de encontrar a maneira acessível de entrar em comunicação com a pessoa e com a comunidade eclesial, para tornar palpável a mensagem, a experiência e o amor de Deus. Mais que mestre em teologia, o autor de catecismos precisa ser testemunha, irmão sábio, humilde, bom, misericordioso, que vive e sabe transmitir a mensagem evangélica.

Pastoral da comunicação (Pascom)