Convite: SÃO JOÃO BATISTA – PADROEIRO DE RONDONÓPOLIS

São_João_Batista 2016Dia 24 de Junho de 2016 é dia da Natividade de São João Batista. Em decorrência da lei municipal nº 5.505/2008, foi declarado Padroeiro do Município de Rondonópolis.

Foi escolhido com o Padroeiro por ser é um profeta Bíblico, aceito por todas as denominações religiosas e modelo de vida. João Batista era um homem austero. Vivia no deserto, vestia peles de camelo e alimentava-se de gafanhotos e mel (Mc 1,6). Homem de oração, chamando todos à conversão, pregava o batismo para a remissão dos pecados e anunciava: “Depois de mim vem Aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizo com água. Ele vos  batizará com o Espírito Santo” (Mc 1,7-8). Por ser fiel a sua missão de anunciar a verdade, João Batista foi preso e morto (Mc 6,17-29). Sua cabeça foi colocada numa bandeja e apresentada ao rei em dia de banquete. Deceparam a cabeça de João Batista, mas não as suas palavras, seus ensinamentos, seu testemunho de vida.

Uma cidade, um povo, um município não pode ser regido somente por metas econômicas, mas também pelos valores, cultura, educação, segurança. E a religião tem este papel elementar na vida das pessoas. Na maioria das cidades do Brasil o dia do padroeiro é feriado, festejado, comemorado, lembrado e celebrado. O padroeiro torna-se um referencial para o convívio dos cidadãos, horizontes para crianças e adolescentes e modelo de vida para as famílias.

A celebração religiosa acontece no dia 24 de junho, às 19:30horas, na Matriz da Paróquia São João Batista, Bairro Parque Universitário, no Oratório Dom Bosco, com procissão e homenagem ao padroeiro.

 

Dom Juventino Kestering
Bispo diocesano