Catequista em formação

.ondonópolis, 18 de junho de 2016-06-20  Paróquia São José Esposo – Coordenação Paroquial de Catequese

 

Todos os terceiros sábado de cada mês os e as catequistas da Paróquia se encontram  para um momento de formação, somos mais de cem. Neste sábado a formação foi com o Padre Osmar Bezutt , um mestre, com uma sabedoria, não só em Liturgia mais também em catequese. Encantou e entusiasmou as catequistas, com seu jeito meigo de  se expressar não tivemos tempo de  ver o tempo passar.

Iniciamos as 14horas e terminamos exatamente as 16horas, tamanha precisão do mestre. Ensinou-nos a rezar, segundo o oficio divino das comunidades. A oração inicial foi elaborada por ele e à medida que íamos rezando, ele ia nos explicando passo a passo. A catequese ficará mais rica se nós colocarmos em pratica esse jeito gostoso de rezarmos a luz da iniciação à vida cristã, pois daremos oportunidade para os catequizandos aprender fazendo e de  interagir uns com os outros.

A estrutura aparenta ser extensa, porém, é o jeito de fazer com a participação dos catequizandos, ou dos pais se for um encontro, que a torna breve.  Tudo depende de quem conduz. A seguir os passos para preparar a oração, tendo como principal a Palavra de Deus. Com no máximo três pessoas se conduz esse momento, um dirigente, um leitor e um cantos. Nada impede que você distribua as tarefas entre o grupo.

  1. Chegada – silêncio, oração pessoal (criar um clima de recolhimento com a repetição de um mantra). Exemplo Onde reina o amor, fraterno amor!… 2. Abertura – canto feito por repetição (solista e coro). 3. Recordação da vida – pedir que os irmãos e irmãs lembrem fatos, pessoas ou situações que aconteceu, esta acontecendo e vai acontecer. 4. Hino – canto que marca a hora do dia, o tempo litúrgico corrente ou a festa litúrgica, de santo, do padroeiro ou do espírito Santo. 5. Salmo – escolher um salmo apropriado para o que querem celebrar. 6. Leitura bíblica – leitura do dia ou do Evangelho do domingo seguinte. 7. Meditação – silêncio, partilha, repetir refrões que chamaram a atenção. 8. Cântico evangélico 9. Preces – podem ser espontâneas 10. Pai-Nosso 11. Oração final – pode ser rezada a oração do dia 12. Bênção.

Sugiro que os catequistas experimentem esse método.

Em seguida explicou porque o catequista é mistagogo, explicando o que é mística, que mística não é um acessório ou adereço opcional, mas ao contrário deve ser parte integrante do cristão, a ponto de concluir como fez Paulo em Gálatas “Eu vivo, mas já não sou eu; é cristo que vive em mim”. Por que o mistagogo é aquele que introduz outra pessoa no mistério.

Para concluir falou de como nós catequistas precisamos cultivar a nossa espiritualidade, pois ela deve ser alimentada, através da oração, do silencio e da ação. A espiritualidade é o oxigênio do coração. É uma força que nos anima, inspira. Termos o cuidado para não cair na rotina de usar somente as orações decoradas ou simplesmente lidas. Catequistas, é importante rezar à vida, os acontecimentos, a realidade.

Foi uma tarde gostosa e de muito aprendizado, agradecemos a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga porque através do Curso Teológico nos permitiu conhecer pessoas capazes de nos ensinar coisas lindas. Ao Padre Osmar Bezutt pela disponibilidade, organização, e oportunidade em doar seu precioso tempo para nos formar.  Deus abençoe os nossos catequistas que se dispuseram a participar desse momento. E ao Padre João Paulo  muito obrigada por confiar no nosso servir.

 

Shirley Aparecida Barbosa Borghi
Coord. Paroquial de catequese da Paróquia são José Esposo