MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO SE QUALIFICA

P1040738Mais de trinta participantes do Movimento Familiar Cristão da cidade de Rondonópolis participaram de uma tarde de qualificação no dia 14 de maio de 2017 no Centro de Pastoral da diocese (CEPA). Nesta etapa dom Juventino Kesterign foi o convidado para falar sobre “o que é essencial para encontro com noivos transmitir sobre Igreja”. A partir de um texto elaborado os participantes abriram diálogo sobre a realidade dos jovens, sobre o que transmitem e o que precisa ser melhorado. Dom Juventino terminou sua participação dizendo: São Paulo compara o matrimonio com a união de Cristo e da Igreja (Cf. Ef 5). A família é ‘igreja doméstica’ – comunidade de pessoas diferentes, unidas pelo amor entre si e a Deus; e ao serviço da sociedade e do Reino de Deus, para a salvação do mundo. Encontro com noivos, a meu ver não é espaço para adentrar no lado jurídico, canônico, histórico da Igreja. Mas sim apresentar quo que é a Igreja, quem dela participa, como iniciamos a nossa vida na Igreja, qual a nossa missão na Igreja, e como um casal, uma família pode crescer na sua vida de amor, de relacionamento, de alimentação da vida participando da comunidade cristã: a Igreja, fundada e fiel a Jesus Cristo.

Num segundo momento dom Juventino pontualizou com leitura dinâmica “A Exortação Apostólica “Alegria do Amor” do Papa Francisco e insistindo na importância da leitura e do estudo para o casais responsáveis pela pastoral do matrimonio na diocese. E concluiu com as palavras do Papa: Nenhuma família é uma realidade perfeita e confeccionada duma vez para sempre, mas requer um progressivo amadurecimento da sua capacidade de amar. Todos somos chamados a manter viva a tensão para algo mais além de nós mesmos e dos nossos limites, e cada família deve viver neste estímulo constante. Avancemos, famílias; continuemos a caminhar!. Não percamos a esperança por causa dos nossos limites, mas também não renunciemos a procurar a plenitude de amor e comunhão que nos foi prometida” (AL 325).

Os participantes estavam contentes e solicitaram a continuidade dos estudos para melhor poderem servir os jovens e noivos nas comunidades.

Pastoral da Comunicação (Pascom)