Imagem Peregrina de N. S. Aparecida está visitando nossa diocese.

dom juventino e rota 300

Dom Juventino recebeu a imagem peregrina no Santuário de Aparecida na missa de encerramento da 54ª Assembleia Geral da Cnbb. Nesta celebração foram enviadas também mais 13 imagens às diversas dioceses do Brasil, que organizarão as peregrinações em preparação do Jubileu dos 300 anos.

Sobre o Projeto Rota 300

rota 300 QuadroO projeto denominado de Rota 300 tem o objetivo de preparar os fiéis para o Jubileu que celebra no ano de 2017 os 300 anos em que  A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que vão nos preparar para o grandioso tricentenário.

2015 marca o primeiro ano do triênio preparatório dos 300 anos, as Imagens peregrinas foram enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levaram a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, foram colhidos porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.

Em 2016 será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional – sinos estão sendo fabricados na Holanda especialmente para esta obra que foi projetada por Oscar Niemeyer. A inauguração do campanário está prevista para o dia 12 de outubro de 2016, na abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos da aparição.

História do encontro da Imagem

No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.

Na diocese de Rondonópolis-Guiratinga

dom e a imagem peregrina

Em nossa diocese a Imagem já peregrinou pelas Paróquias da Forania Norte, que é composta pelas Paróquias São Francisco de Assis- Jaciara; Bom Jesus-Juscimeira; São Sebastião- Dom Aquino e Nossa Senhora de Fátima – Fátima de São Lourenço. Intensa programação foi realizada durante a visita a Forania.

Depois a Imagem Peregrina seguiu para a Forania Leste, visitando o povo da Paróquia São João Batista-Guiratinga; Paróquia Santa Terezinha-Tesouro e, atualmente, está na Paróquia São José do Povo- São José do Povo.

Por onde a Imagem Peregrina percorre muita fé, amor e devoção acompanham a programação e as pessoas se sentem comovidas com a presença da Mãe de Deus representada na imagem jubilar. As paróquias estão empenhadas em proporcionar uma programação que alcance todas as pessoas, inclusive, aquelas que estão em instituições como lar dos idosos, creches, escolas, comunidades terapêuticas; hospitais, presídios, Fóruns, Prefeituras e Câmaras Municipais, entre outros.  Muitas carreatas, procissões, celebrações, orações estão motivando os fiéis a participarem da peregrinação.

No dia 21 de maio, a Paróquia São José do Povo se despedirá da Imagem com uma linda celebração às 19 horas na Comunidade Rural de Nova Catanduva.  Nesta ocasião a Paróquia São Pedro Apóstolo acolherá a Imagem da Mãe Aparecida, que permanecerá na Comunidade de Nova Galiléia até o dia 23/05. Depois, seguirá para a cidade de Pedra Preta e percorrerá as comunidades, escolas, hospital, comunidade terapêutica, Lar dos Idosos, APAE, entre outros. Uma intensa programação está planejada para esses dias de peregrinação.

No dia 02 de junho  a Paróquia São Pedro Apostolo se despede e a Imagem segue para a Forania Sudeste, começando por Alto Taquari, nas Paróquias São José e Nossa Senhora Aparecida.

Rezemos a Oração Jubilar: 300 Anos de Bênçãos

Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, / há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores / no Rio Paraíba do Sul. / Como sinal vindo do céu, / em vossa cor, / vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, / apenas filhos muito amados. / Diante de vós, embaixadora de Deus, / rompem-se as correntes da escravidão! / Assim, daquelas redes, / passastes para o coração e a vida / de milhões de outros filhos e filhas vossos. / Para todos tendes sido bênção: / peixes em abundância, / famílias recuperadas, / saúde alcançada, / corações reconciliados, / vida cristã reassumida. / Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! / Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, / nós vos acolhemos como mãe, / e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: / o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. / Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! / Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! / Fazei de nós vossos filhos e filhas, / irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém!

Pastoral da Comunicação (PASCOM)

Fotos: Rota 300 em Dom Aquino – Paróquia São Sebastião

[gal]