PENSANDO O PLANO DIOCESANO DE PASTORAL

Na tarde do dia 02 de maio de 2016, no CEPA, das 14: às 17:30 horas, com a participação de Pe. William Patrick, Pe. Wender Souza,  Pe. Delmiro Vieira, Pe. Thiago Silveira, Pe. Gunther, Maria Aparecida e dom Juventino reuniram-se os padres forâneos com a coordenação diocesana de pastorais.

P1040716

A reunião teve dois momentos: 1º Palavra livre sobre a vida das foranias, conquistas, desafios, formação, participação, sugestões. 2º Pensando um novo plano diocesano de pastoral: As principais indicações para a elaboração do novo Plano diocesano de Pastoral:

– O Plano de Pastoral precisa ter linguagem unificada e proporcionar linguagem comum e única nas diferentes realidades.

– A tendência não é iniciar um Novo Plano, mas a partir do Plano atual, refazer, avançar, adaptar, reformular com nova linguagem e estar atento às mudanças sócio econômicas e culturais (indiferentismo, a globalização do indiferentismo, sentido do amor, sentido da gratuidade, valores, atitudes…)

Ter como referencia: Palavra de Deus, a realidade; As Exortações Apostólicas do Papa Francisco: O cuidado da Casa Comum; A alegria do Evangelho; A alegria do amor; as Diretrizes Pastorais da CNBB, do Regional Oeste 2, o documento sobre os leigos aprovado pela 54ª Assembleia dos bispos.

Indicações fundantes:

– Jesus Cristo como centro do Plano diocesano de Pastoral;

– A comunidade como lugar da experiência cristã. Viver, partilhar a vida, acolher. Fortalecer a pequena comunidade onde as pessoa se visitam, se cumprimentam, desabafam. Isto em bairros como em prédios, condomínios.

– Igreja de saída. Ir ao encontro, aos bairros, condomínios, contato personalizado.

– Missionariedade da Igreja: Missões populares. Jeito permanente de ser Igreja e de ser cristão, criatividade, revisitar e revistar.

– Fortalecer as quatro foranias com a formação, encontros.

– Iniciação à vida cristã em todos os níveis como caminhada de educação da fé.

– Presença social e caritativa da Igreja.

– Ajuda na busca do sentido para a vida: angústias da época, pessoas mal amadas, doentes afetivos,

– Diálogo ecumênico – conviver com o outro diferente.

Também foram indicadas as observações:

– Cuidado e atenção com a metodologia. Privilegiar as indicações pastorais, a operacionalidade.

– Olhar permanente: – Juventude – Família

– Formação: Ministérios ordenados e ministérios confiados

– Os movimentos, as pastorais e serviços – propostas concretas.

– Novo espaço que merece atenção: Universidades. A vida religiosa no contexto da diocese

Próximos passos:

1º Uma equipe: Pe. Gunther, Maria aparecida e Pe. Thiago vai elaborar um questionário a ser enviado para as paróquias para ser respondido pelas comunidades, pelo CPP e a síntese chegar à Diocese até o dia 03 de julho de 2016.

2ª Um encontro extraordinários com os padres para uma avaliação por forania em data que cada padre forâneo vai marcar.

Encontro da equipe: dia 04 de junho às 14 horas em Alto Taquari

Este é o ponto de partida. Cada padre, leigo ou religioso/a tem toda liberdade para, no prazo estipulado (03 de julho de 2016), dar sugestões. Enviar para: Dioc.roo@terra.com.br – a/c de Maria Aparecida.

Pastoral da Comunicação (Pascom)