PADRES JOVENS SE ENCONTRAM

IMG-20160426-WA0006

Na manhã do dia 26 de abril de 2016 os padres com mais 10 anos de ordenação, se reuniram no Centro de Pastoral da Diocese – CEPA, em Rondonópolis para uma amanhã de oração, partilha e estudos. Constou da programação: Oração da Liturgia das Horas, momento de partilha da experiência de vida e estudo do tema: “Em tempos de mudanças – O ser do presbítero”.

Dom Juventino iniciou a reflexão convidando a “perceber as mudanças na sociedade, na Igreja, no presbitério e na diocese. É preciso à luz do Evangelho discernir o que significam essas mudanças e em que elas interferem e incidem em nossa vida, na pastoral, na convivência presbiteral na nossa prática pastoral”. E também lembrou que  “é hora de assumir a totalidade da condução da pastoral: Plano de Pastoral, Assembleia Diocesana, encontro com o presbitério, Romaria dos Mártires, grupos de família, rosto da pastoral, coordenação diocesana de pastoral, formação nos seminários, orientação dos movimentos, vigário forâneo, site da diocese…. É nosso dever cuidar da paróquia, do templo, das obras e construções, mas acima de tudo cuidar das pessoas que nela vivem num clima de diálogo, pois sem fraternidade não existe alegria. “As pontes não podem ser quebradas, sob pena de nos encurralarmos e nos isolarmos, perdendo o sentido da unidade que constitui a realidade de uma paróquia, diocese, pastoral, movimentos”.

A maioria dos presbíteros da diocese é jovem. Ao todo são 21 presbíteros com até 11 anos de ordenação. Isto se expressa como alegria, renovação, futuro. Os presbíteros interagiram com diálogo e sugestões. O encontro se encerrou com um almoço comunitário.

Pastoral da comunicação (Pascom)