DIOCESE PRESENTE NO 16º ENCONTRO NACIONAL DE PRESBÍTEROS

IMG-20160421-WA0011Querido Povo de Deus, irmãos presbíteros, religiosos e religiosas e nosso Pastor Dom Juventino saudações de Aparecida – SP. Acontece entre os dias 19 a 25 de abril de 2016 o 16º Encontro Nacional do Presbíteros do Brasil (ENP). Eu, Padre Sérgio Zanon e Padre Aladim temos a graça de participar e representar os demais presbíteros de nossa Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Na terça-feira, (19.04) deu-se a abertura do ENP e contamos com a presença de mais 540 presbíteros do Brasil todo, bem como a presença de Dom Jaime Spengler (presidente e referencial do CRB) e Dom Juarez Sousa da Silva (bispo referencial da Conselho Nacional dos Presbíteros). Somos convidados a refletir sobre a missão do presbítero. Esta enquanto uma atitude de alegria promovida pelo anúncio do Evangelho. Cuja alegria tem sua força na Boa Notícia de Jesus Cristo e deve confirmar o ministério do presbítero. “Eis que faço nova todas as coisas” (Ap. 21, 5).

IMG-20160420-WA0008O objetivo visa pensar e refletir sobre a pastoral presbiteral na cultural contemporânea. Seus efeitos e desafios. Assim, “a pastoral presbiteral a ser fortalecida na Igreja Particular, tem no centro o Bispo e os presbíteros em comunhão com ele. Olhando para o nosso tempo, destacamos, ainda, que vivemos na cultura pós-moderna […] razão pela qual o papa Francisco nos convida a sairmos ao encontro do outro que se encontra disperso, e às vezes, confuso e perdido” (CNP, p. 5).

Por ocasião de abertura o Bispo Dom Murilo S. R. Krieger representando a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ressalta que na vida do presbítero deve-se promover o encontro fraterno e que no diálogo possam presbíteros e bispos buscar cada vez mais o desejo de seguir Jesus Cristo. Dom Jaime salienta que esse encontro fraterno gera naturalmente a alegria do Evangelho. Fazer o encontro é relembrar a experiência de Moises diante da sarça ardente – que queima, mas não se consome.

IMG-20160420-WA0007Viver a Alegria do Evangelho é deixar o Espírito de Deus arder em nossos corações. E não somente fazer arder, senão “aceitarmos, sem medo, que, a alegria no anúncio do Evangelho consiste, antes de mais nada, na missão de criar pontes entre o horizonte e o caminho, anunciar e celebrar a reconciliação do presente e do passado, deste mundo, com as promessas de coisas novas” (CNP, p. 10).

Que o Povo de Deus da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga que reze pelos presbíteros reunidos em Aparecida-SP, pelo nosso Bispo Dom Juventino, pelo seu pároco e vigário e cada padre que já doou e doa sua vida por amor a Deus e à Igreja. Que a Mãe do Senhor das coisas novas e a primeira peregrina e testemunha da alegria nos inspire neste bom propósito.

Pe. Sérgio Henrique Fabiano Zanon
Vigário na paróquia São Domingo Sávio