BISPOS DA AMAZÔNIA SE ENCONTRAM

20160408_184232

Na tarde do dia 08 de abril de 2016, no Centro de Eventos em Aparecida do Norte, SP, das 17:00 às 19:00 horas os bispos dos estados que integram a grande região da Amazônia se encontraram para troca de experiência e enfrentamento dos desafios da região. Dom Claudio Hummes, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia conduziu os trabalhos. Entre os temas tratados destacam-se o interesse do Papa Francisco pela Amazônia, o desafio do agronegócio que avança e confronta com os povos indígenas, as hidrelétricas que desestabilizam os ribeirinhos, povos indígenas e atravancamento dos cursos dos rios, a situação dos seringueiros, dos quilombolas, o desmatamento do Cerrado, a violência que se alastra nos o campo, as barragens, o impacto sobre o meio ambiente e povos originários foram alguns dos temas longamente abordados por mais de 60 bispos reunidos.

Mereceu também destaque as ações que a Igreja vem realizando em favor dos Povos Indígenas, dos ribeirinhos, na evangelização, na promoção humana e defesa dos sofridos. Os participantes animaram-se mutuamente para enfrentarem os desafios das distancias, da solidão, da falta de recursos e ao mesmo tempo assumiram o compromisso de participar do II Encontro da Igreja na Amazônia que acontecerá nos dias 14 a 18 de novembro em Belém do Pará.Os bispos do Mato Grosso juntamente com Dom Juventino participaram do encontro, uma vez que o Estado de Mato Grosso faz parte da Amazônia Legal.

Pastoral da Comunicação (Pascom)