DISCERNIMENTO COM SERENIDADE

P1040673

Na tarde do dia 31 de março de 2016, dom Juventino Kestering reuniu-se com os seminaristas Arthur Moreira Brito, residente na paróquia São Pedro Apóstolo em Pedra Preta e Jhony Willian Nery de Souza na paróquia Nossa Senhora auxiliadora em alto Araguaia. Ambos já concluíram a etapa dos estudos e estão no ano pastoral em preparação ao diaconato e presbiterado. O Plano formativo da diocese de Rondonópolis Guiratinga define este período como DISCERNIMENTO COM SEREIDADE com base em Colossenses, “Assim como acolheste o Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele”(Cl 2,6) para poderem com serenidade optar pela ordenação com liberdade mas simples, dedicado, humilde, junto com o povo a fim de que sejam alegres na esperança, pacientes nas tribulações, perseverantes na oração” (Rm 12,12). “Fiquem alegres. Procurem a perfeição e animem-se. Tenham os mesmos sentimentos, vivam em paz e o Deus do amor e da paz estará com vocês” (2 Cor 13, 11).

Tanto Arthur como Jhony relataram suas experiências de morar numa casa paroquial, de se inserir diretamente na pastoral, do contato com o povo, com o plano diocesano de pastoral.

Dom Juventino insistiu na importância de ter um projeto pastoral pessoal, levando em conta o carisma, mas também as carências e realiza-lo com amor, persistência e para avaliar a caminhada, as incidências, as buscas, os pecados, as conquistas, o crescimento, a maturidade… Insistiu ainda na Mística da convivência, do diálogo, do sentar junto, do escutar, do aprender e do perguntar ao pároco e vigário paroquial, bem como visitar os padres e relacionar-se com os presbíteros nos dias de encontro e de formação. E concluiu o bispo: “É preciso estar atento para aprender com o povo: seus dramas de vida, de família, de emprego, de doença… sua esperança, sua fé, religiosidade, símbolos, ritos, culturas”. Enfim, cultivar a espiritualidade como fonte que alimenta a vida e clareia a opção.

O encontro aconteceu num clima de oração, de diálogo e de mútua confiança E foi marcado 10 de maio como dia do próximo encontro na Paróquia São Pedro apóstolo em Pedra Preta.

Pastoral da comunicação (Pascom)