MESTRADO EM PEDAGOGIA

IMG-20160229-WA0011  “Desafios e possibilidades: a compreensão do diálogo que se constrói entre escola e famílias”, com este título, na manhã do dia 29 de fevereiro de 2916, n0 anfiteatro da Universidade Federal, Campus Rondonópolis, Pe. Jônatas Marcos da Silva Santos, diante da banca examinadora Dr. Pedro Guareschi, Dr. Ademar Lima e Dra. Lindalva apresentou a pesquisa no nível de Mestrado. Com base no pensador Paulo Freire defendeu o diálogo como meio educativo entre escola e família.

Mostrando competência e conhecimento Pe. Jonatas foi brilhante na sua exposição, merecendo elogios o que o possibilitou o ato solene de Mestrado em Educação.

Sua longa pesquisa com 197 páginas conclui com as palavras: “Com humildade, fé, esperança em cada pessoa humana, e amor pela verdade, numa busca permanente e crítica, ao pensar que a transformação da escola, da educação, do ser humano, da sociedade, passa também pelo diálogo que se constrói entre escola e famílias, estive sempre consciente de uma amplitude de outras questões que envolvem o presente e o futuro de nossas vidas, da escola, das famílias e do mundo ao qual estamos endereçados.

Com Freire, Guareschi, com meu orientador e tantos outros autores, docentes, pessoas simples com quem IMG-20160229-WA0013dialoguei, os colegas de mestrado do programa de pós-graduação, não aceito, como ficou esclarecido nesta pesquisa, o discurso do poder hegemônico que tenta prender os dialogantes que somos nós, nos cárceres das ideologias deterministas, fatalistas da vida e da sociedade vista como sistema.

Percebo que a transformação que queremos passa pela pronúncia destemida de uma ética universal do ser humano que supere a ética instrumental. É neste sentido que empenhado no diálogo com Freire, com os sujeitos da pesquisa e vários outros autores dialoguei teórica-praticamente e continuarei a dialogar com tantas outras pessoas, renovando e refazendo dialeticamente o comprometimento com a libertação, com a conscientização, com a cidadania e com a ética-crítica, em comunhão com a humanidade, para viver a existência curiosa e bonita, buscando ser mais no diálogo que apresenta-se como fundamento da educação que utopicamente estou buscando conhecer e recriar”

IMG-20160229-WA0012Pe. Jônatas é membro do Pontifico Instituto para as Missões Estrangeiras (PIME). Por três anos foi pároco na paróquia São Francisco de Assis em Jaciara, diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Após este período retorna para as missões inicialmente nos Estados Unidos e no próximo ano em Hong Kong, na China.

Pastoral da Comunicação (Pascom)