Paróquia São Francisco de Assis realiza assembleia

1eaa298a-f3d1-4c67-a16b-a109f0ac4a8b

Programada no Conselho Paroquial de Pastoral de dezembro próximo passado, como a presidência do Pe. Jônatas. Teve como tema motivador: Igreja e missão – Paroquia: comunidade de Comunidades.

Objetivos desta Assembleia são vários: 1) Fazer um levantamento de tudo o que precisamos fazer no ano 2016; 2) Não esquecer o que aprendemos até agora em todas as nossas atividades: nas Missões Populares e nas celebrações litúrgicas, nos retiros e nos dias de formação, no serviço aos pobres e nos trabalhos dos jovens, na vida diária das nossas famílias e na vida da cidade, nas nossas comunidades e nas pastorais e movimentos; 3) Queremos saber também em que podemos e devemos melhorar; e 4) Decidir juntos tudo o que faremos e quem vai fazer cada coisa.

Para a preparação foram enviadas perguntas para estudo nas Comunidades, Movimentos, Pastorais e Serviços: 1) Quais as três necessidades mais urgentes que nós percebemos na nossa cidade, na paróquia, na nossa comunidade, na nossa pastoral, no nosso movimento; 2) O que aprendemos até agora e não queremos esquecer? (4/5 itens); e 3) O que faremos em 2016, para aprimorar nossa missão no mundo? (4/5 itens).

As respostas dos grupos acenaram para a manutenção de atividades que se vinham realizando, tais como Missões Populares e atividades dos diferentes grupos. E coincidiram em trabalhar para: aprimorar a união e o trabalho em conjunto; a valorização dos diferentes trabalhos; a presença dos Padres e dos serviços paroquiais nas Comunidades; intensificar a formação integral em todos os grupos; e melhorar a divulgação do eventos da Paróquia.

Foram tratados também outros assuntos: o Ano da Misericórdia; a presença nas escolas, colégios, faculdades, com universitários, na cadeia e grupos especiais; e em outros espaços (Jardim Aeroporto, Celma, Vale Formoso); atenção especial às Famílias, aos jovens e adolescentes; organizar os Conselhos de Pastoral da Paróquia e das Comunidades; acompanhar as Pastorais.

Será organizada a peregrinação da Imagem de Nª Srª Aparecida, para celebrar os 300 anos da ‘aparição’ da imagem. Foi decidido na última reunião da Forania que a imagem chegará em Jaciara no dia 19 de Fevereiro e fará uma peregrinação por todas as Comunidades até o dia 04 de Março, quando será entregue em D. Aquino.

Dom Juventino solicitou a organização de uma Escola de Teologia para Leigos na Forania Norte. Este assunto será tratado na próxima reunião, em D. Aquino.

Paróquia São Francisco de Assis
Jaciara/Mt