PRESBÍTEROS EM RETIRO ESPIRITUAL

P1040448

“Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornamos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai” (VM 3). Com esta motivação os presbíteros diocesanos e religiosos da diocese de Rondonópolis-Guiratinga realizaram o retiro anual, tempo de oração, conversão, comunhão e de unidade ministerial.

retiro dos padres 2016

O evento realizou-se na Casa de Encontro em Fátima de São Lourenço – Fátima de São Lourenço entre os dias 15 a 18 de 15 de fevereiro de 2016. Teve como tema inspirador: Presbíteros: Homens da Misericórdia. A dinâmica do retiro não contou com um orientador, mas realizado entre os próprios presbíteros. Dom Juventino introduziu com a meditação: Chamados e enviados: A experiência da Misericórdia. Pe. Gunther Lendbradl ajudou com o tema: Sentido da vida do presbítero na realidade atual. Como encontrar sentido? Como não perder o encanto pelo ministério e pela missão? Como se fortalecer? Pe. João Henrique, Pe. Jhonatha rezaram: A misericórdia entre os presbíteros com o Rito da Porta Santa e Rito da celebração da Penitencia. Pe. Thiago contribuiu com a oração: A experiência da misericórdia nos Salmos. Pe. Delmiro encaminho a oração com As parábolas da misericórdia e Dom Juventino com ameditação: A Misericórdia de Deus, coração pulsante da Igreja no coração e na mente de cada pessoa.

P1040446

Além da celebração da eucaristia diária os padres rezavam os momentos da Liturgia das Horas bem como diversos ritos devocionais como a oração da Via Sacra, adoração ao Santíssimo Sacramento, Oração do Terço e momentos de partilha diante do sacrário.

Retiro é sempre momento de graça e de crescimento humano e espiritual. O clima foi de fraternidade, alegria, oração, partilha. Foi um tempo de graça, de convivência, de partilha e de espiritualidade.

Pastoral da Comunicação (Pascom )