Reunião Ampliada de Pastoral

Na manhã desta terça feira (02/02/16) aconteceu no Centro de Pastoral e Administrativo – CEPA a primeira reunião ampliada de pastoral que reuniu presbíteros, coordenadores de pastorais e movimentos e equipe de coordenação de pastoral diocesana para impulsionar os projetos pastorais para o ano de 2016, especialmente as Missões Populares que tem como meta identificar os ‘novos espaços’ que carecem da presença da Igreja, do anúncio do Evangelho.  Cada paróquia deverá  priorizar esses ‘novos espaços’, como por exemplo, visitar escolas, hospitais, universidades, condomínios fechados, prédios, assentamentos, presídio e, até mesmo profissionais que devido ao turno de trabalho necessitam de uma ação missionária em horários diferenciados, como, motoristas de caminhão, ônibus, taxi; enfermeiros; garçons; guardas noturnos, entre outros.

DSC_0601

Padre Gunther compartilhou sua reflexão da Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia  “Misericordiae Vultus”, ou seja, “Rosto da Misericórdia” publicado pelo Papa Francisco na abertura do Ano da Misericórdia em 08 de dezembro de 2015.
De forma generosa iniciou  dizendo que “Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus”.

Durante a reflexão indagou: “Por que será que o Papa escolheu este tema? Será que falta misericórdia na Igreja? Que rosto deve ter a Igreja?”. Continuou dizendo que para entender este documento é necessário se perguntar “quem é Francisco?”. “ Jorge Mário Bergolio experimentou uma Igreja da periferia da América Latina. Sendo Jesuíta, escolheu o nome de Francisco. São Francisco viveu em tempo feudal e Deus disse a Francisco “Francisco reconstrói a minha Igreja”. E ele renovou através da pobreza, alegria e missão. O papa Francisco representa uma ruptura de estilo de perspectiva dos dois últimos papas. Ele escolhe viver seu pontificado sem privilégios […].

Em seguida, foi apresentado o cronograma provisório da 25ª Romaria dos Mártires que completa jubileu de prata. Neste ano o tema da Romaria é “Romaria dos Mártires 25 anos em defesa da vida” e o lema, “ Cuidado com o planeta Terra: Nossa responsabilidade”. O evento será realizado no dia 13 de março e promete ser muito emocionante.

A reunião ampliada de pastoral teve início às 8 horas com momento de espiritualidade preparada pela Paróquia São José Operário. O encerramento constou oração e benção e, às 13 horas, almoço de confraternização. Foi possível sentir  a alegria dos reencontros das diversas lideranças da diocese de Rondonópolis-Guiratinga, sem dúvidas, foi momento importante de aproximação e abastecimento das relações pessoais.

Pastoral da Comunicação (PASCOM)

[gal]