IRMÃ CHIQUITANA

cimi-logo-marron2-354x230

Quanta “Alegria brota do Evangelho!” O CIMI-MT participou no dia 17/01/2016, da Celebração Eucarística onde a SÓNIA ALZIRA TOSSUÉ MUQUISSÁI, Chiquitano, se consagrou a Deus emitindo os votos na Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, conhecidas como “Irmãs Azuis”. A alegria foi grande porque a Sónia conheceu as Irmãs graças à equipe itinerante do CIMI-MT encabeçada pelo Pe. Aloir, a Ir. Marluce, provincial e diretora do Colégio Notre Dame de Cuiabá, Ir. Néia e outras irmãs e leigas que visitam a apoiam frequentemente as aldeias Chiquitanos na fronteira com a Bolívia.

A festa foi bonita e aconteceu na periferia de Cáceres, paróquia São Sebastião. Contou com a presença de numerosas Irmãs, quase toda a aldeia da Sónia, Vila Nova Barbecho e sua orquestra de violinos, um bom grupo de Chiquitano da Bolívia, populares, a Procuradora da República Ana Carolina que acompanha com carinho os problemas das terras chiquitano e da sede do CIMI foi o Mestre Mario com dois religiosos indígenas, um da etnia xavante e outro da ilha de Timor Indonésio.

A celebração presidida pelo Pe. Aloir e o párroco Pe. Orlando, foi muito intensa e participada onde religião católica e cultura chiquitano formavam uma bonita unidade. Terminou com a dança do Curus é tocada pela orquestra de violinos com ritmos indígenas e puxada por um ancião juntando Chiquitanos e Irmãs Azuis.