INVESTIDURA DE MINISTROS

P1040225

Na celebração da Eucaristia das 19 horas na Matriz da Paróquia Bom Pastor em Rondonópolis, no dia 27 de novembro de 2o15, dom Juventino Kestering presidiu o rito de Investidura de novos ministros e ministras que concluíram o curso para os Ministérios bem como a renovação anual dos ministros da paróquia.

Após período de preparação e de participação na Escola de Ministras da diocese os mesmos foram instituídos para o exercício do ministério por um período de dois anos. Após apresentação pelo pároco Pe. José Éder ribeiro Lima, dom Juventino acolheu os mesmos. Com a oração invocou a proteção e a benção de Deus sobre os ministros: “Ó Deus de bondade vós que fundastes e governais a vossa família, dignai-vos abençoar + estes nossos irmãos e irmãs, a fim de que, distribuindo fielmente a Eucaristia, o Pão da Vida eterna, aos seus irmãos e, confortados pela virtude deste Sacramento, venham a tomar parte no banquete celeste. Possam eles, pelo testemunho e serviço ajudar a edificar a Igreja, que se alimenta como pão da Eucaristia do qual eles serão distribuidores levando a toda a força e conforto, e sejam, nos momentos de luto e dor, verdadeiros profetas da esperança. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

E o bispo conclui dizendo: “E eu, em virtude da faculdade que para isso nos concedeu o Santo Padre, os autorizo a distribuir a Sagrada Eucaristia aos fiéis, a Celebrar o Culto Dominical e as Exéquias e expor o Santíssimo para adoração comunitária segundo as normas para isso estabelecidas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Os ministérios na Igreja nascem de Cristo pelo Espírito Santo. “Que os homens os considerem como ministros de Cristo, e administradores dos mistérios de Deus” (1Cor 4, 1). “É de Deus que nos vem esta capacidade. Foi Ele que nos tornou aptos para o ministério de uma nova aliança” (2Cor 3, 5-6). Ser ministro, será sempre ser ministro de Cristo. Esta missão é dada aos batizados. Pelo batismo, o cristão é configurado por Cristo e faz parte do Povo de Deus como sacerdote, profeta e rei. O ministério é um carisma que assume a forma de serviço à comunidade, à sua missão no mundo, na Igreja e que por esta é acolhido e reconhecido. Pela graça de Deus, uns sabem ensinar e outros sabem tratar dos doentes; uns trabalham na transformação da sociedade, outros pela justiça e pela paz, e outros se comprometem com a vida dos moradores de rua; uns aconselham as pessoas e outros anunciam aos que não conhecem a boa notícia do Senhor; outros se dedicam ao diálogo inter-religioso; outros ao ensino religioso… Haverá, pois, tantos ministérios quantas forem às necessidades e exigências da comunidade e de sua missão. Todos realizam os serviços que são necessários para a vida da comunidade e o cumprimento da sua missão. Cada comunidade haverá de discernir quais suas necessidades e quais as exigências da missão.

Pastoral da Comunicação (Pascom)