VISITA PASTORAL EM DOM AQUINO

P1040197

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2015, dom Juventino Kestering realizou visita pastoral à paróquia São Sebastião em Dom Aquino. Constou da programação: dia 21, às 8:30 horas, encontro com todos os catequizandos e catequistas da paróquia. Às 10:00 horas, encontro com a comunidade religiosas das irmãs Beneditinas da Divina Providencia e visita às instalações da Escolas São Lourenço conveniada com o Estado, mas o prédio é de propriedade da diocese. Às 14:00 horas – encontro de formação com as lideranças das pastorais, movimentos e serviços. Às 19:00 horas, dom Juventino presidiu a solene missa com crisma, concelebrada com o Pároco Pe. Delmiro Vieira do Nascimento Júnior com 56 crismandos entre jovens e adultos. No dia 22 dom Juventino celebrou missa na comunidade Entre Rios.

A Paróquia São Sebastião foi criada em 1960 pelo bispo D. Camilo Faresin. O nome do município é homenagem ao bispo Dom Aquino Correa que muito trabalhou pela expansão da missão no Mato Grosso. Quanto à paróquia, foi escolhido o nome de São Sebastião como padroeiro porque as pessoas mais ligadas à Igreja, na época da criação da paróquia, eram nordestinos, baianos, mineiros e goianos, devotos de São Sebastião.

P1040185A comunidade católica de Dom Aquino conta com muitas realizações no processo da fé, da vocação em missão, graças à presença e animação dos padres e religiosos/as que se fixaram na região. O fortalecimento da comunidade tem acontecido graças ao empenho e à dedicação dos párocos que não mediram esforço no processo de evangelização: Pe. Jaime Tiago Soardi (1960 a 1966);  Pe. Francisco Guffler (1966 a 1980);  Pe. Guiomar José de Almeida (1980 a 1989);  Pe. Francisco de Almeida Branco (1990 a 2000),  Pe. Sebastião Luzes de Souza, Pe. Francsico de Almeida Branco, Pe. José Antônio de Castilho e atualmente, o padre Delmiro Vieira Nascimento Júnior.

P1040187

As Congregações religiosas que trabalharam e as que trabalham na paróquia são: Catequistas Franciscanas que desenvolveram diversos trabalhos com crianças e adolescentes na catequese e na educação, atuando também nas Pastorais. Permaneceram na paróquia de 1960 a 1991. As Irmãs Beneditinas da Divina Providência chegaram no ano de 1994 com a missão de acolher, assistir e educar crianças, adolescentes e jovens especialmente os mais pobres ou em situações de risco. Trabalham na Escola São Lourenço, nas creches municipais, nas diversas Pastorais e continuam até hoje na comunidade.

A paróquia São Sebastião conta com três comunidades urbanas: Matriz, Nossa Senhora Aparecida e São José Operário e três comunidades rurais (03): Entre Rios, Santo Antônio Boa Vista e Cabeceira Verde.

Pastoral da Comunicação (Pascom)