29º ASSEMBLEIA REGIONAL DE CATEQUESE

P1040132

Entre os dias seis a oito de novembro de 2015, os representantes da catequese do Regional Oeste2 estiveram reunidos em assembleia. Ao total 46 catequistas coordenadores advindos das oito diocese e uma Prelazia participaram do evento com estudo, oração, reflexão e partilha de experiências entre as dioceses, a partir do tema: “Catequese de Iniciação à vida Cristã numa Igreja em estado permanente de missão”.   Foram aprofundadas as seguintes temáticas: “Catequese de iniciação à vida cristã numa Igreja em estado permanente de missão”, com dom Juventino Kestering e “Reflexos do Encontro Nacional de bispos e coordenadores sobre a Iniciação à vida cristã”, com a Ir. Maria Helena Teixeira.

A partilha das dioceses e Prelazia mostrou que houve avanços nas dioceses com referencia à formação de catequista, criatividade nos momentos de oração; a iniciação à vida cristã está entrando na alma, com a prática e as celebrações dos ritos e símbolos. Assim a catequese torna-se mais participativa, alegre e leve. Alguns desafios continuam em especial com referencia à rotatividade, metodologia dos encontros catequéticos, núcleo familiar, a pessoa do catequista e o projeto diocesano de catequese.

No estudo conduzido por dom Juventino ressaltaram-se aspectos a serem considerados: o desejo de encontrar Jesus Cristo; o anúncio – querigma; a iniciação cristã; a coragem de alcançar as periferias geográficas; a urgência em anunciar o evangelho missão, os desafios pastorais, tendo a amplitude e inclusão na missão. É preciso primeirar, tornar iniciativa, “sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades para lhe comunicar e partilhar o dom do encontro com Cristo”. Recordou  que a igreja sem jovens é igreja sem presente e sem futuro; é preciso ter o tempo e o lugar característico para o seguimento de Jesus.

A catequese é um processo exigente, itinerário e compreensão vital, de acolhimento dos mistérios da fé, da vida nova revelada em Cristo Jesus e celebrada na liturgia. O jeito de ser cristão deve ser alegre em servir.

Irmã Maria Helena fez o repasse do encontro nacional de catequese realizado no inicio de setembro em Aparecida, SP, destacando aspectos da catequese no Brasil, as muitas iniciativas, publicações, experiências. Ressaltou que a maioria dos catequistas no Brasil são mulheres; o desafio da distância entre as dioceses e os materiais produzidos pelos regionais. Outro aspecto importante o Brasil está mais a carência de material produzido por regionais. É preciso promover discípulos missionários que respondam como resposta a Jesus Cristo para comunicar a alegria de Evangelho. O catequista é aprendiz em permanente formação e escuta da realidade.

Na ocasião também foi elaborado o calendário regional de catequese bem como a eleição da nova Coordenação Regional de Catequese.

Pastoral da Comunicação (Pascom)