4º ENCONTRO FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS INDIGENAS BOE BORORO

TERRA INDIGENA TEREZA CRISTINA
ALDEIA CÓRREGO GRANDE – PIN GOMES CARNEIRO
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga/ MT

 

Dias 22 e 23/10/2015

IMG_1857 O encontro de formação para as novas lideranças indígenas da Aldeia Córrego Grande vem acontecendo ao longo deste ano de dois mil e quinze. Teve inicio em maio, Junho, Julho e agora em outubro fechou o ciclo. Esta foi uma iniciativa dos próprios professores Indígenas, que perceberam a importância de se trabalhar essa formação a partir das disciplinas de Filosofia e Sociologia, segundo disse o professor Evaristo Kiga: “Vejo que é necessário que os nossos alunos Boe tenham olhar filosófico e sociológico, na perspectiva de que a comunidade Indígena perceba o mundo em que estamos inseridos nos dias atuais, precisamos de lideranças pensadoras, reflexivas e autodeterminadas, não se pode mais continuar com a cabeça baixa e sem atitude, vamos buscar novas formas de organização para o nosso povo, hoje está tudo moderno e o Boe também precisa avançar nos conhecimentos, sem perder de vistas os nossos valores, foi-se a época de ficar parados, é preciso ter um olhar mais longe”.

No dia 23/10, os Caciques da Aldeia senhores, Bruno Tavie e Orivaldo Aiepa, e as lideranças tradicionais, IMG_1874convidaram o Coordenador Regional da FUNAI/Cuiabá, para que viesse na aldeia para tratar dos assuntos mais urgentes que a comunidade necessita. O coordenador de fato veio e os caciques apresentaram uma pauta para que fosse discutida juntamente com a comunidade presente. Foi um momento de trabalho concreto, em que as lideranças tradicionais pensaram, discutiram e juntos organizaram a pauta da reunião, assim os alunos avaliaram que foi um momento coletivo de construção e ação envolvendo os novos líderes. O coordenador regional da FUNAI, explicou os pontos de pauta e deixou o povo muito esperançoso e na expectativa de que é possível ter melhorias mesmo neste momento difícil em que a FUNAI se encontra, devido a falta de recursos.

Também neste dia coincidiu que a equipe de Saúde da SESAI-DSEI/Cuiabá chegasse à aldeia para discutir o PLANO DECENAL, foram convidados a participar da reunião da comunidade esperando concluir para então apresentarem a sua pauta à comunidade. Na oportunidade houve eleição para preencher uma vaga para 01 (um) IMG_1867Agente Indígena de Saúde – AIS para atuar no Postinho de Saúde local. Os participantes foram os alunos que concluíram o Ensino Médio. Aguarda-se o resultado do processo seletivo.

Às treze e trinta horas, conclui-se o encontro. Os participantes avaliaram que foi muito importante esta iniciativa de envolver os lideres antigos para que pudessem contribuir na formação dos mais jovens. Os temas dos quatro encontros se somaram aos conteúdos das disciplinas estudadas, em filosofia e sociologia conforme a proposta pedagógica do PPP da escola. Aconteceram momentos místicos muito bonitos e participados pelos irmãos Indígenas.

Silvia Maria V. Pinheiro (Missionária)

Irmã Lourdes Duarte (Coordenadora do CIMI Regional/MT)