Dia Nacional de Valorização da Família

2851outdoor-dia-nacional-de-valorizacao-da-familia_br

Com a publicação no Diário Oficial da União de 17 de maio de 2012, com a Lei nº 12.647, fica instituído o Dia Nacional de Valorização da Família. A data será comemorada, anualmente, no dia 21 de outubro, em todo o território nacional.

Conforme Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, “a reflexão nos levou a sugerir que os Irmãos Bispos, nas Dioceses onde servem, possam aproveitar este dia em favor da evangelização da família brasileira, promovendo atividades e eventos que sinalizem nossa adesão católica. Este dia pode tornar-se um precioso recurso para promover a Família como espaço privilegiado e insubstituível para que um homem e uma mulher possam, através do matrimônio, gerar e educar seus filhos. no exercício da família cidadã”.

Esse passo dado através de uma lei que assegura a valorização da família, é um momento oportuno para a divulgação e realização de ações em favor da família nas paróquias e comunidades. Cada pároco, coordenador/a de pastorais, dos movimentos eclesiais são chamados a organizar alguma atividade neste dia, bem como divulgação nos meios de comunicação, faixas, adesivos, tríduo celebrativo, missa especial com a presença da família.

Palavras do papa Francisco sobre a família: “Os avós são a sabedora da família, são a sabedoria de um povo. E um povo que não ouve os avós, é um povo que morre! Ouçamos os avós!” (Discurso às Famílias, 26 de Outubro de 2013), “Três palavras que devem existir sempre em casa: com licença, obrigado, desculpa. Com licença: para não se intrometer na vida dos cônjuges. Com licença, como te parece isto? Com licença, permite-me. Obrigado: agradecer ao cônjuge; obrigado por aquilo que fizeste por mim, obrigado por isto. A beleza da gratidão! E dado que todos nós erramos, há outra palavra um pouco difícil de pronunciar, mas necessária: desculpa” (Catequese, 2 de Abril de 2014). “Aquilo que mais pesa na vida é a falta de amor. Pesa não receber um sorriso, não ser benquisto. Pesam certos silêncios, às vezes mesmo em família, entre marido e esposa, entre pais e filhos, entre irmãos. Sem amor, a fadiga torna-se mais pesada, intolerável” (Discurso às Famílias, 26 de Outubro de 2013). “No vosso caminho familiar, partilhais tantos momentos belos: as refeições, o descanso, o trabalho em casa, a diversão, a oração, as viagens e as peregrinações, as ações de solidariedade… Todavia, se falta o amor, falta a alegria; e Jesus é quem nos dá o amor autêntico” (Carta do Papa às Famílias, 25 de fevereiro de 2014)

Vamos divulgar esta data e celebrá-la de modo criativo, atraente como sinal da nossa posição em favor da família e de seus valores.

Com um abraço,

Dom Juventino Kestering