PARÓQUIAS CELEBRAM SANTA TERESINHA

P1030937A diocese de Rondonópolis-Guiratinga tem duas paróquias dedicadas à Santa Teresinha do Menino Jesus. Na cidade de Rondonópolis, no Bairro Novo Horizonte e comunidades e na cidade de Tesouro. Ambas as paroquias celebraram o dia de Santa Terezinha (01.10.2015) com homenagens, procissão, celebrações, novenários, Na paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus de Rondonópolis, dom Juventino Kestering presidiu a procissão e a celebração da Missa juntamente com o pároco Pe.Volnei Luiz Weber. Um grande número de cristãos, muitos jovens e crianças aderiam ao chamado e caminharam pelosas ruas com a procissão de Santa Teresinha.

A comunidade cantava: “Passarei o meu céu fazendo o bem sobre a terra, junto a deus, com os anjos, Rosas distribuirei. Cada flor, meu amor, tocando o amor de Jesus. Uma chuva de rosas, mandarei sobre a terra, graças de amor, do meu. Senhor, flores do coração”.

Na homilia Dom Juventino destacou ao sentido de Santa Terezinha para a Igreja e para a diocese uma vez que toda diocese está em Missões Populares. Santa Teresinha é patrona das missões. Rompeu os muros do convento e se dedicou inteiramente às orações, sacrifícios, escritos em favor das missões.

No final da celebração a comunidade fez uma linda encenação sobre santa Teresinha como patrona das Missões nos cinco continentes. A comunidade externava alegria, fé e disposição para continuar o projeto Missões Populares.

“Santa Teresa do Menino Jesus, nasceu na França no ano 1873. Entrou muito jovem no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e exercitou-se na humildade, simplicidade evangélica e P1030936confiança em Deus, virtudes que também procurou inculcar nas noviças do seu mosteiro. Morreu a 30 de Setembro de 1897, oferecendo a sua vida pela salvação das almas e pela Igreja.

No dia 17 de Maio de 1925, foi canonizada pelo Papa Pio XI, que, dois anos mais tarde, em 1927, a proclamou padroeira das missões. Em 1997, João Paulo II proclamou-a Doutora da Igreja. Em carta tornada pública a 1 de Outubro de 2007, o Papa Bento XVI, recordou que “Teresa de Lisieux, sem ter saído de seu Carmelo, viveu, à sua maneira o espírito missionário. Desde Pio XI até os nossos dias, os Papas não têm deixado de recordar os laços entre oração, caridade e ação na missão da Igreja”.

Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual.

Pastora da comunicação (Pascom)

Diocese de Rondonópolis-Guiratinga)