2º Encontro Regional da Pastoral da Comunicação – PASCOM

pascom 2015

O Regional Oeste 02  promoveu nos dias 03 e 04 de outubro, em Cuiabá  na  sede da CNBB – Centro Nova Evangelização (CENE), o  2º Encontro Regional da Pastoral da Comunicação – PASCOM. O tema norteador foi “Igreja missionária a serviço do reino de Deus”. Houve participação das diversas dioceses do Mato Grosso e os participantes são comunicadores que atuam na pastoral. A diocese de Rondonópolis-Guiratinga enviou duas comunicadoras, Joice Fernandes (Par. São Pedro) e, Caline Oliveira (Catedral Santa Cruz), ambas da coordenação diocesana da PASCOM.

O encontro teve a finalidade de fortalecer a comunicação evangelizadora da Igreja no Mato Grosso. Entre os momentos de interação, oração e estudo, foram abordados temas relevantes para a atuação dos comunicadores cristãos, como “Comunicação e Pastoral” e “Um olhar na Comunicação a partir de Aparecida”.

No domingo após a Santa Missa foi retomado o “Projeto Regional da Pastoral da Comunicação” e apresentação em plenário, as dioceses responderam duas questões: 1. Como devemos planejar o trabalho na diocese para uma melhor inclusão de todas as paróquias na comunicação evangelizadora? 2. Como criar um espaço para a formação da PASCOM?

Como sugestão para o próximo encontro em 2016 ficou acordado o tema: “A comunicação na Liturgia e na Catequese” e com o objetivo de enriquecer a vivência contará com convite especial para os coordenadores diocesanos das Pastorais da Liturgia e Catequética. O encontro foi assessorado pelo Padre Jair Fante, referencial da PASCOM em Mato Grosso e secretário executivo da CNBB. O 2º Encontro Regional da Pastoral da Comunicação – PASCOM foi encerrado com uma linda celebração de envio.

Na diocese de Rondonópolis-Guiratinga a Pastoral da  Comunicação – PASCOM  já atua há 7 anos. Tem como objetivo geral “Animar e articular a comunicação da Igreja Local, considerando os processos e meios de comunicação, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias, alicerçados na Eucaristia, na Palavra de Deus e nos documentos da Igreja, para anunciar o Reino de Deus a todos”.

Pastoral da Comunicação – PASCOM

[gal]