CATEQUISTAS SE QUALIFICAM

P1030917

Na tarde do dia 26 de setembro de 2015, nas dependências do Centro de Pastoral da diocese de Rondonópolis-Guiratinga realizou-se tarde de formação para catequistas do nível comunhão eucarística e crisma da Forania cidade de Rondonópolis. Mais de cem catequistas participaram ativamente da do evento organizado em duas salas.

Para o nível crisma catequistas que fazem o Curso de Pós Graduação em Catequese, senhoras Marilene Serafim e Evanilce Pires fizeram um a tarde de explicação sobre a leitura orante na catequese e ao mesmo tempo exercício pratico de leitura orante. Para o nível comunhão eucarística, dom Juventino Kestering aprofundou o tema “Novas metodologias para a catequese de iniciação à vida cristã. “Iniciação à Vida Cristã é entendida como processo de evangelização, de catequese, de interação entre fé e vida, de engajamento na comunidade para aqueles que já receberam o batismo e ou outros sacramentos, mas que não receberam uma evangelização de base e necessitam iniciar… Catequese não é curso, nem um movimento…. nem um modo de espiritualidade, mas catequese é iniciação com os passos, tempos, celebrações” afirmou. E concluiu: “A catequese seguirá com mais solidez a busca de renovação, especialmente nas cidades quando uma comunidade investe num projeto de iniciação à vida cristã para ajudar o jovem a ser um cristão adulto na fé e um cidadão solidário e comunitário”.

A alegria dos catequistas era visível. Agradecidos pela coordenação diocesana de catequese, a diocese, a diocese de Rondonópolis-Guiratinga e as paroquias ofereceram oportunidade de formação, qualificação e aprofundamento na catequese.

Pastoral da Comunicação (Pascom)