TUA PALAVRA É VIDA

 familiaBiblia 

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o Evangelho aos pobres. Ele me enviou para proclamar a libertação dos aprisionados e a recuperação da vista aos cegos; para restituir a liberdade aos oprimidos”. Lc 4,18

Estamos vivenciando o Mês da Bíblia, tempo de estudo, partilhas de experiências, da Palavra de Deus. Sabemos que a Bíblia é o livro do povo de Deus, da comunidade, da Igreja. Por isso, o lugar de sua leitura é na comunidade, nos grupos de famílias… Ao ler a Bíblia, devemos ter nos olhos à fé da comunidade. Ela nos faz entrar em comunhão com o mesmo Deus que, no passado, guiou o seu povo e a ele se revelou Jesus Cristo.

Conhecermos a origem deste livro? A Bíblia é uma palavra que vem da língua grega, que quer dizer: coleção de livros. Ela é uma espécie de biblioteca com 73 livros Revela a caminhada do povo de Deus. Nasceu da terra e do esforço de homens e mulheres por inspiração divina. Não veio de longe. Cresceu a partir da experiência de um povo organizado em busca de libertação. A bíblia relata, assim, a história de vida e de experiência de Deus desta gente. A bíblia mostra a mão solidária de Deus presente na história da vida.

A presença de Deus na vida do povo não deve ser escondida, não é verdade? Por isso antes desta experiência ter sido escrita, também foi contada de pai para filho. Uma história que foi passando de boca em boca. Era compromisso dos pais passarem aos filhos os mandamentos de Deus. E hoje os pais conversam com seus filhos sobre a Bíblia? Pelo jeito a memoria da tradição está a desejar em nossas famílias.

Como seria muito bom sentirmos e visualizarmos a importância da bíblia para humanidade, para as gerações futuras. Mas falando em gerações futuras, gostaria de saber uma coisa, quem mesmo escreveu a Bíblia?

Na bíblia Deus e os autores falam misturados. Quem escreve são diversos autores. Porém, o autor principal é Deus. Ele é o inspirador. Podemos dizer que Deus se serviu de muitas pessoas, como agricultores, doutores, profetas, sacerdotes, pastores, para escrever a bíblia. A bíblia é um livro feito em mutirão. Fala das alegrias e tristezas, perseverança, resistência, lutas e conquistas de um povo.

Mas esse livro tem uma historia? Sim o tempo da escrita! De fato é uma longa história, a da bíblia, dividida em primeiro testamento, com 46 livros, e em segundo testamento, com 27 livros, notamos experiência desde Abraão (1850), passando por Jesus (ano zero), até o ano 100 depois de Jesus, já das primeiras comunidades cristãs. Nela está contido o projeto de vida e salvação que Deus revelou ao seu povo. Como então esta nossa relação com a palavra de Deus? Nós somos uma geração iluminada por ela, ou não? Por isso podemos dizer que a Bíblia é profundamente humana Pode-se dizer que a Bíblia é profundamente humana, porque fala das coisas da vida, daquele tempo naquele contexto e narra a experiência de vida de um povo que caminha, através de muitas gerações. Ela é Palavra de vida eterna, sempre nova e atual, questionante e iluminadora da realidade. Por trás de suas palavras pode-se descobrir o segredo do Deus da vida para viver bem a vida. A Bíblia na vida e a Vida na Bíblia. Ele está sempre nos falando. Fala por meio da natureza, da vida, dos atos, pelos acontecimentos, pela história da humanidade. Deus continua se revelando nos fatos da vida.

Podemos observar que Jesus o psicopedagogo com sua atitude, vêm ensinando-nos através de sua pedagogia, como a palavra ilumina a vida. Vejamos em (Lc 24,25-27). Depois de escutar os dois discípulos, Jesus ilumina suas vidas, a partir daquela realidade, ajudando-os a fazer memória das palavras da Bíblia que se encontra no livro de Moisés e dos profetas. Assim, esta palavra orienta-os para compreender de modo diferente os fatos ou a situação vivida por eles. Com este ensinamento Jesus desperta nos discípulos nova atitude de fé que os conduz para o testemunho e a missão.

Que a Palavra do Deus da vida, seja a bússola que orienta e nos indica o caminho do Reino rumo a Terra prometida, como nos fala o Salmista: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Sal 119:105.

 

 Ir. M. Aparecida Silva

Pedagoga e Pp,.