Confira o artigo: “PALAVRA É UMA PONTE”

biblia-brasil

“Palavra não foi feita para dividir ninguém; palavra é uma ponte onde o AMOR vai e vem! Celebramos neste último domingo de setembro; o dia da Bíblia. As leituras nos  provocam a questionar sobre a Palavra. Falar ou não falar?

O Evangelho (Marcos 9; 38-48) nos mostra o ciúme dos discípulos por aqueles que anunciam a Palavra; mas que não caminham com eles. Jesus os repreende. “não o proibais; pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim”. Uma outra canção diz: “Palavra de salvação; somente o céu tem pra dar; por isso o meu coração; se abre para escutar…”Nós não somos donos da Palavra. Ela é dom de Deus e está aberta para todos os que acreditam e tem sede dela.

A Bíblia por muito tempo ficou “presa” somente para os presbíteros; para a hierarquia. Assim também; a participação na Igreja; uma vez era muito reduzida; centralizada na pessoa do Padre.

Mas veio o Concílio Vaticano II (1962-65). E aquele momento histórico da Igreja; abriu as portas para todos os sedentos da Palavra. Hoje a Bíblia está na mão do povo; das crianças e jovens. O anúncio da Palavra também começou oferecer horizontes aos leigos. Todos são convidados; incentivados a escutar; fazer experiência da Palavra e anunciar através dos diversos serviços que a come oferece. “chegou a hora da alegria; vamos ouvir essa Palavra que nos guia”. Vamos todos beber dessa água; Palavra de Deus que nos anima; desafia e nos aponta horizontes. Jesus diz: “Quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo; não ficará sem receber sua recompensa”. “É como a chuva que lava; é como fogo que arrasa; tua Palavra é assim não passa por mim sem deixar um sinal”.

Irmã Ida Faria

Catequista Franciscana