OLHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE AS FAMÍLIAS DE HOJE

pulacorda

Ao refletir sobre a Semana Nacional da Família, nós da equipe de crianças e adolescentes do  MFC – Movimento Familiar Cristão – Equipe Base Sagrada Família percebemos que atualmente há muita interferência da tecnologia e do consumismo nas famílias o que tem afastado os pais dos filhos e estes dos pais. É tão bom quando ficamos juntos com os nossos pais, quando conversamos, quando comemoramos aniversários, dia dos pais e das mães, quando viajamos juntos, quando “roçamos roça” juntos, quando brincamos juntos, mas às vezes sentimos uma distância imensa dentro de nossas próprias casas.

Percebemos que seria muito melhor se os pais dessem mais atenção aos filhos, pois muitas vezes os filhos querem  falar sobre seus  problemas, sua vida, o que aconteceu na escola ou com os amigos e os pais estão ocupados  no computador e no whatsapp e não têm tempo para os filhos. Muitos pais até  brigam com os filhos, porque estão “atrapalhando” a conversa e perdem a paciência, mas para conversar sobre outras coisas, com pessoas na internet que às vezes nem conhecem, eles tem paciência, dão risadas, etc… Ficam distraídos com coisas que não tem a ver com a família e a família, que deveria ser o mais importante,  é deixada de lado.   Por isso, muitas crianças e adolescentes têm que procurar outras pessoas para ouvi-los e isso não é bom, porque nem sempre recebem bons conselhos e acabam, às vezes, seguindo caminhos errados.

Em outros casos, muitos filhos, por não ter a atenção dos pais, ficam horas assistindo televisão, mas grande parte dos programas repassam valores que nem sempre são os melhores: casais separados, famílias incompletas, famílias formadas do jeito que acham que está certo e não de acordo com os planos de Deus, muitos filmes de violência, de sexo e de drogas e assim as crianças e adolescentes acabam achando tudo normal e isso tem gerado muitos problemas em nossa sociedade.

Como uma criança vai aprender a amar e respeitar o outro se muitas vezes o que ela diz tem menos importância do que o celular? Como ela vai se sentir importante se seus pais não têm tempo para as reuniões da escola, para acompanhar as tarefas escolares, para brincar junto com os filhos?

Vemos que muitas meninas e meninos começam a namorar muito cedo e muitas até engravidam e parece que os pais acham isso normal; não param para pensar nas consequências que virão depois. Falta orientação e presença dos pais na vida dos filhos e por mais que as crianças e adolescentes reclamem é preciso ter limites, porque o limite é também uma forma de amar e de se sentir amado.

Nós da Equipe Base sagrada Família temos o privilégio de ter pais que estão na Igreja e que a cada dia buscam melhorar sua relação conosco. No entanto, de modo geral, percebemos que ainda é preciso valorizar mais as pessoas e se desapegar  um pouco do celular para  que nossas famílias sejam ainda melhores. Precisamos seguir o modelo da família de Jesus que se reunia, fazia orações juntos, estava sempre unida nas dificuldades e nas alegrias e conversavam “ao vivo” e não pelo celular. Precisamos ser famílias que “sentem o cheiro” uns dos outros, ou seja, que se abraçam, que conversam,  que sentam bem juntinho e que partilham o amor de Jesus em seus lares.

Ana Carolina, Camilla, Fellipe, Mariana,  Pedro Lucas e Sophia
MFC. Equipe Sagrada Família