LANÇAMENTO DA “PEDRA FUNDAMENTAL” DO AUDITÓRIO DA FACULDADE SEDAC

Na manhã da última sexta-feira, 21/08/2015, nas dependências da Faculdade Sedac, situada à Rua do Seminário, nº 105, Cristo Rei, em Várzea Grande, Mato Grosso, ocorreu a cerimônia de lançamento da “pedra fundamental” do auditório da Faculdade Sedac, sendo a cerimonia o marco inicial das obras de construção do referido auditório.

DSCF5813A cerimônia, contou com a presença de autoridades civis do município de Várzea Grande e do Estado de Mato Grosso, como por exemplo, a prefeita do município de Várzea Grande, a senhora Lucimar Sacre de Campos e o Governador do Estado de Mato Grosso senhor Pedro Taques, bem como a presença do arcebispo da arquidiocese de Cuiabá Dom Milton Antônio dos Santos, além do arcebispo emérito da arquidiocese de Cuiabá Dom Bonifácio Piccinini e dos bispos das dioceses de Cáceres, de Juina e de Diamantino, Dom Antônio Emídio Vilar, Dom Neri José Tondello e Dom Vital Chitolina, respectivamente. Também estavam presentes, o diretor da Faculdade Sedac Pe. Edson Sestari, professores e alunos.

Na ocasião, houve a benção da pedra fundamental pelo bispo da diocese de Juina Dom Neri José Tondello e posteriormente o depósito da “capsula do tempo”, que continha objetos dos dias atuais, entre eles jornal daquele dia.

Após a cerimônia religiosa, tomou a palavra o Pe. Antenor Petini, professor da instituição, que falou acerca dos desafios encontrados quando do inicio da Faculdade. Posteriormente, Pe. Edson Sestari destacou os atuais desafios da Faculdade, ressaltando o reconhecimento Pontifício da Faculdade. Em sua fala, Dom Bonifácio relembrou aspectos históricos do surgimento da Faculdade Sedac. Dom Antônio Emídio Vilar sublinhou, como representante dos Bispos, a singular importância dessa obra para a comunidade católica.

Por sua fez, a prefeita de Várzea Grande Lucimar Campos destacou a importância da formação no ensino superior com essa perspectiva católica que reflete profundamente no aspecto ético de uma sociedade. Logo após, o governador de Mato Grosso Pedro Taques fez memória a Dom Francisco de Aquino Corrêa, bispo de Cuiabá já falecido, que foi governador do Estado de Mato Grosso e que como um dos seus importantes legados para este Estado deixou uma então chamada “Canção Mato-grossense” que posteriormente se transformou no hino do Estado de Mato Grosso, bem como o Brasão de Mato Grosso.

DSCF5801Por fim, o arcebispo de Cuiabá Dom Milton Antônio dos Santos, colocou em relevo toda a dinâmica que aconteceu para a escolha da cidade de Várzea Grande como sede da Faculdade Sedac, bem como o papel fundamental que a instituição Sedac tem na formação dos futuros padres do Regional Oeste 2 da CNBB, isto é, os que vão, prioritariamente desenvolver suas atividades pastorais no Estado de Mato Grosso.

A cerimônia, envolta no clima de Fé e Esperança, foi o primeiro passo na concretização de um sonho: um auditório com capacidade para 400 pessoas que além de ser instrumento para a formação de seminaristas e clero do nosso regional, estará a disposição, também, da sociedade mato-grossense.

Marcelo Vinicius de Oliveira
Seminário Jesus Bom Pastor