UMA EXPERIENCIA MISSIONÁRIA

IMG-20150714-WA0000

Nos dias 09 a 12 de julho de 2015, estivemos reunidos na PUC Minas, em Belo Horizonte, para o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. Somamos 310 congressistas, sendo 268 seminaristas diocesanos e religiosos de 151 dioceses e prelazias, formadores, coordenadores de COMIREs, bispos representantes da CNBB – dentre eles o secretário da CNBB Dom Leonardo Steiner, a Equipe de coordenação das POM, representantes da OSIB, CRB, CNLB e CIMI. Promovido pelas POM o Congresso contou com uma excelente equipe de organização envolvendo cerca de 80 voluntários, com o COMIDI local, o COMIRE Leste 2, a arquidiocese de Belo Horizonte, paróquias, agentes de pastoral e movimentos que incansavelmente se disponibilizaram para servir com amor e generosidade. O objetivo geral foi animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário. Tive a oportunidade de representar nossa diocese neste Congresso Missionário de uma extrema importância para a nossa formação.

O Congresso foi um verdadeiro kairós de Deus, sentimos constantemente o auxílio do Espírito Santo, bem como a proteção e a companhia materna da missionária Maria Santíssima. Um encontro marcado pela espiritualidade missionária, pelas partilhas enriquecedoras e pelo testemunho daqueles que dedicam sua vida em favor de muitos na missão.

No ultimo dia do congresso, cheio de entusiasmo para assumirmos o apelo missionário, produzimos uma Carta-compromisso visando ecoar este ardor missionário e os frutos do encontro ocorrido entre os dias 9 e 12 de julho de 2015, na PUC Minas em Belo Horizonte. A nossa mensagem é dirigida aos seminários, formadores e bispos de todo Brasil.

“No processo formativo, dentro e fora do seminário, experimentamos muitas alegrias e, muitas vezes, nos sentimos impotentes diante de tantos desafios. Mas, estamos convictos de que a vocação é dom de Deus e a missão d’Ele procede. Dirigimo-nos aos nossos bispos, pedimos o apoio e bênção para que a pedagogia do processo formativo seja de fato participativo e nele sejamos protagonistas para que, em nossa formação, estejamos disponíveis de forma madura e responsável. Temos certeza que nossos formadores, a quem especialmente agradecemos, estão conscientes da importância de destacar a missão como “princípio articulador de todo o processo formativo” (Doc. 93, 300).

Sentimos que, mais do que nunca, devemos corresponder aos apelos urgentes de uma Igreja “em saída”. O Papa Francisco nos exorta: “não deixemos que roubem nosso entusiasmo missionário” (EG 80). Não podemos mais pensar em uma Igreja “fechada em si”. “É preciso sair de nossa própria comodidade e ter coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG 20).

Podemos dizer que um coração missionário é construído pouco a pouco e para isso é preciso um trabalho conjunto entre nós seminaristas e a equipe formadora. Saio deste Congresso com o espírito missionário renovado, cheio de entusiasmo e alegria me comprometendo com a missão da Igreja de anunciar o Evangelho a todos os povos.

Seminarista Erivelton Postil com Pe. Sávio Corinaldesi, SX – italiano, xaveriano, missionário no Brasil desde 1968.

Seminarista Erivelton Postil