Conheça o jovem Sérgio

P1030563

Depois de tantos anos de formação está se aproximando o grande momento, a Ordenação Diaconal. Somos levados a nos preparar de forma intensa e dinâmica. Isto é, buscamos fortemente nos deixar moldar, conduzir, sermos guiados pelo Espírito de Deus. Em vista da transformação humana e espiritual sempre a serviço do outro. Desta forma, o seminário caracterizou-se para mim, como um vir a ser constante, em que Deus mostrou-Se amoroso e misericordioso, presente nos momentos de alegria e tristeza. Sobretudo, Ele me provocou a amar verdadeiramente e a perdoar de todo o coração.

O lema de Ordenação que escolhi: “Aquele que permanece no Amor permanece em Deus e Deus permanece nele. Nisto consiste a perfeição do Amor em nós” (1Jo 4, 16-17). Fala muito do porque quero assumir o ministério do diaconato. Penso que o Amor é a capacidade – um Dom oferecido por Deus – que me leva a doar-se inteiramente ao próximo. Desejo, portanto, viver a gratuidade e o serviço.

Estou ciente também da grande responsabilidade e das inúmeras dificuldades que irão se apresentar ao longo do meu ministério. Por isso, peço humildemente a oração de cada um de vocês – irmãos e irmãs – para que através de suas orações rezem e intercedam por mim junto a Jesus Cristo. Pedindo sempre o dom da humildade, da gratuidade, do zelo pastoral e principalmente do cultivo espiritual.

Por fim, “os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal – ‘caráter’ – que ninguém pode apagar e que os configura a Cristo, que se fez “diácono”, isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços […] realizar batizados, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir o funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade” (CIC, n. 1570).

Atualmente na Paróquia São Domingos Sávio, bairro Jardim Atlântico, lugar em que realizo meu estágio pastoral tenho vivenciado estes sinais vivos do Amor de Deus. Estou fazendo a experiência de sair e ir ao encontro. “Nisto consiste a perfeição do Amor em nós”, o encontro do Jesus que eu levo, com Aquele que está presente, no idoso, no enfermo, no marginalizado, naquele que sofre… é o mesmo Cristo, o mesmo Senhor que nos reúne e nos faz comunidade de irmãos.

Rezo para que por intercessão da Virgem Maria eu consiga viver o amor a Cristo e aos irmãos fazendo da vocação que Deus me ofertou um serviço de generosidade e de entrega total. E conto com sua presença no dia 25 de julho às 18 horas na Paróquia São Domingos Sávio, bairro Jardim Atlântico, para a Celebração Eucarística de Ordenação Diaconal. Eu Sérgio, juntamente com os seminaristas Jhonatha e Marcos louvamos e bendizemos a Deus por todas as graças que Ele nos concedeu e por todos os amigos e familiares que Ele colocou em nossas vidas. Deus nos abençoe e até o próximo sábado.

Rondonópolis, 21 de julho de 2015
Sérgio Henrique Fabiano Zanon