Conheça um dos jovens que será ordenado diácono

EU

BIOGRAFIA – JHONATHA ALMEIDA DA SILVA

Nascido em Rondonópolis-MT no dia 26 de Novembro de 1990, o seminarista Jhonatha Almeida da Silva desde criança participava ativamente na sua comunidade, Paróquia São José Operário. Fora levado por sua família para a catequese tendo apenas 8 anos de idade para ver se a Igreja daria “um jeito” naquele menino travesso.

O que sua família não esperava era que aquela criança iria se encantar com Jesus Cristo e sua Igreja daquela forma. Da catequese, ele entrou para o grupo de coroinhas. Atuando como coroinha, foi despertando o seu coração o desejo de entregar a sua vida por amor a Deus e aos seus irmãos na fé. Sua maior motivação foi o testemunho de doação e amor aos mais pobres e necessitados do seu pároco Padre Lothar. A alegria de sua adolescência foi ir à Missa todos os dias com o Padre Lothar.

Na sua comunidade, ainda foi catequista, coordenador da Infância Missionária, participava dos encontros mensais do SAV (Serviço de Animação Vocacional) na casa Santa Clara das Irmãs Catequistas Franciscanas e, em 2004, com alguns jovens da paróquia ajudou na fundação do Grupo de Oração Jovem Operários de Cristo, servindo no mesmo até o ingresso no seminário propedêutico. Ajudou-o muito existencialmente e em sua caminhada de discípulo-missionário a participação neste grupo, fez amigos que até hoje o orienta à Deus. Foi importante também em sua vida a participação na 1ª Jornada Jovem (Seminário de vida no Espírito para jovens da RCC) no ano de 2004, encontro que o ajudou a dar o sim à sua vocação e missão na Igreja. Consolidando tudo com a experiência do primeiro Acampamento de Carnaval da RCC em 2005, chamado “Carne e Sangue de Cristo”.

Em 2006 com mais três jovens, ele ingressou no mês de fevereiro no seminário propedêutico na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. No mês seguinte, o formador Padre José Éder foi transferido para Paróquia Bom Pastor, levando consigo o seminário propedêutico.

Em 2007, ele foi aceito no Seminário Maior Jesus Bom Pastor, onde iniciou um período intenso de formação humana-afetiva, pastoral, intelectual e comunitária, tendo como reitor Padre José Cobo. Os estudos de filosofia e teologia foram realizados no SEDAC – Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa.

No período de seminário maior realizou suas atividades pastorais em diversas paróquias: 2007 na Paróquia Sant’Ana  de Chapada dos Guimarães; 2008 na Paróquia São Cristóvão em Campo Verde; 2009 e 2010 na Paróquia Sant’Ana em Chapada dos Guimarães, 2011 e 2012 na Paróquia São Francisco de Assis em Jaciara; e por fim, em 2013 no assentamento Santo Antônio da Fartura.

Concluindo a faculdade de teologia, Jhonatha foi enviado para realização do estágio pastoral em Campo Verde na Paróquia São Cristóvão.  Normalmente este período de estágio pastoral até  a ordenação diaconal tem duração de 6 meses, porém, a idade mínima para ordenação presbiteral prevista no Código de Direito Canônico é de 25 anos de idade completos e o nosso seminarista terminou a teologia com 23 anos. Sendo assim, acontecido o remapeamento das dioceses do Regional Oeste2, de Outubro de 2014 à Janeiro de 2015 foi enviado para estágio pastoral na Paróquia São Domingos Sávio em Rondonópolis.

Em Fevereiro de 2015 foi convidado pelo bispo a assumir na diocese a assessoria da juventude e a residir na Paróquia Santa Cruz. Segundo ele, estar à frente da juventude tem sido uma missão bastante desafiadora, entretanto, tem trazido muitas alegrias, além de todo o crescimento e amadurecimento pastoral e existencial.

Recentemente, participou do 13º Cursilho Misto para Jovens, segundo ele, renovou a esperança num mundo melhor. Despertou fortemente nele o desejo de ser um operário do Senhor bom e fiel. Sabendo que para isso ele precisa de três coisas: 1. Esforçar-se; 2. Da Graça de Deus; 3. De uma comunidade de irmãos que reza, se forma e age para que o Evangelho anunciado e testemunhado transforme vidas.

Este é um dos jovens que será ordenado diácono dia 25 de Julho às 18 horas na Paróquia São Domingos Sávio, Rondonópolis-MT. É a Igreja quem dá o sacramento da ordem, por isso, convidamos todo o povo de Deus para participar desta Celebração Eucarística.