DOM GIOVANE JUBILANDO

giovane-pereira

Dom Giovane Pereira de Melo celebra no dia 18 de julho de 2015, 25 anos de ordenação presbiteral, às 19:00 horas na Matriz Nossa Senhora Aparecida.

Dom Giovane Pereira de Melo nasceu no dia 16 de Janeiro de 1959 em Salinas, Minas Gerais. Filho do casal Santos Pereira de Melo e Juventina Balieiro de Melo ambos falecidos. É o oitavo de uma família de dez filhos. Fez os estudos primários em Fruta de Leite-MG; o ensino fundamental na escola Sagrado Coração de Jesus em Rondonópolis-MT e o ensino médio no Instituto Cristo Rei em Várzea Grande-MT e na Escola Luther King em Rondonópolis-MT. É licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Mato Grosso (FUCMT) em Campo Grande-MS; bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico (ITEO) em Campo Grande-MS; possui especialização em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Mestrado em teologia pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo-SP.

dom gio

Membro do presbitério da diocese de Rondonópolis foi ordenado presbítero em 24 de março de 1990 e no decorrer desses anos assumiu as seguintes funções: De 1990 a 1993, vigário na Paróquia Bom Pastor; 1993 a 1997, coordenador diocesano de pastoral. Nesse mesmo período foi representante dos presbíteros do regional Oeste 2 da CNBB junto à Comissão Nacional de Presbíteros. De fevereiro de 1997 a julho de 1999 enquanto era estudante do mestrado exerceu o ministério presbiteral na paróquia Nossa Senhora das Graças – Vila Califórnia, Região Belém da arquidiocese de São Paulo. Em agosto de 1999 assumiu a reitoria do Seminário Maior Jesus Bom Pastor da Diocese de Rondonópolis, na cidade de Várzea Grande-MT, período em que atuou como vigário paroquial da Paróquia de Senhora S’ Ana em Chapada dos Guimarães-MT. Presidiu a OSIB regional e coordenou o Serviço de Animação Vocacional (SAV) do regional Oeste 2 da CNBB. Foi professor do Studium Eclesiástico Dom Aquino Correa (SEDAC) onde lecionou as disciplinas de Ação Metodológica e Planejamento, Pastoral Urbana e Supervisão de Estágio Pastoral. Em 2006 deixou a reitoria do seminário maior em Várzea Grande e assumiu como pároco a Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rondonópolis, desempenhando também a coordenação diocesana de pastoral e a assessoria às diversas pastorais, movimentos e serviços. No dia 04 de março de 2009 foi nomeado pelo papa Bento XVI, bispo da Igreja de Tocantinópolis – TO. Foi ordenado bispo no dia 08 de maio com o lema: “Cuidarei do rebanho de Deus a mim confiado” (Ez 34,11) pela imposição das mãos de Dom Juventino Kestering e dos demais bispos ordenantes.

A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga agradece todo bem que fez por esta diocese e almeja muita vida e dedicação no ministério episcopal. Com abraço.

Pastoral da Comunicação (Pascom)