CATEQUESE: FORANIA RONDONÓPOLIS

P1030539Na tarde do dia 27 de junho de 2015, das 13:30 às 17:00 horas catequistas do nível crisma e comunhão eucarística se reuniram no Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (CEPA) para uma tarde de estudo e de aprofundamento. Mais de 110 catequistas se fizeram presente, sendo organizados em dois grupos. Nível comunhão eucarística tiveram uma tarde de estudo e de experiência de Leitura Orante da Bíblia com a catequista: Maria Marleide Ferreira Narciso, e na outra sala reuniram-se catequistas do nível de crisma com a orientação de estudo com dom Juventino Kestering sobre “Novas metodologias para a iniciação à vida cristã”.

O encontro foi organizado e coordenado pela coordenação diocesana de catequese em sintonia com a coordenação daP1030536 Forania Rondonópolis. Dois aspectos foram aprofundados por serem vitais para a catequese. A bíblia, seu conhecimento, mas acima de tudo a leitura orante da palavra de Deus aos adolescentes e jovens. Já no nível de crisma, como um projeto nacional, destaca a iniciação à vida cristã. Iniciar o adolescente/jovem no mistério da salvação e em um estilo de vida deve ser: experiência de vida cristã, ensinamento sistematizado, mudança de vida, crescimento na comunidade, constância na oração, alegre celebração da fé e engajamento missionário. Iniciar no caminho de Jesus Cristo, na inserção na comunidade, no testemunho de vida na família, nas profissões.

O papa Francisco insiste numa catequese com as palavras: “Primeirar (saber ir à frente, tomar iniciativa), envolver-se (estar junto, imbuir-se), acompanhar (avançar no caminho, caminhar junto, ter um projeto, P1030533oferecer uma proposta), frutificar (cuidar do trigo para que não se perca junto com o joio), festejar (celebrar cada passo, alegrar-se, alegria de viver as fé numa comunidade).

Catequistas avaliaram a tarde de formação com válida e produtiva, pois cada dia surgem novos desafios e catequistas precisa estar mais capacitados para evangelizar os adolescentes e jovens.

Pastoral da Comunicação (Pascom)