DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO USO DE DROGAS

combate-as-drogas

A ONU designou a data de 26 de junho como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. Esse mesmo dia foi adotado no Brasil. “Droga é qualquer substância que tem propriedade de atuar sobre oi organismo produzindo alterações em seu funcionamento”. Nesta visão da ONU o consumo de bebidos, fumo, remédios, produtos químicos, entorpecentes, maconha, crack e tantos outros produtos ingeridos no organismo são considerados como droga. Estima-se, conforme dados do IBGE, que no Brasil mais de 8 milhões de pessoas são dependentes de drogas, o que representa quase 3% da população.

Não são só os dados assustam. Basta um olhar atento para a realidade da família, das cidades, das festas para ser perceber o número de dependentes que põe em risco a sua própria vida e saúde como a dos demais, arruinando a família e enfraquecendo a sociedade. O primeiro sinônimo de droga a violência, pois o mercado de drogas é altamente lucrativo, perigoso e poderoso.

As drogas estão em fácil acesso nas praças, nas redes sociais, na comercialização e no consumo. Apesar de ações de combate através dos órgãos competentes, a circulação da mesma continua em alta. Nesta cirando quem mais sofremsão os jovens, primeiras vítimas. Seu futuro começa a ficar sóbrio e a expectativa de vida tolhida pela dependência. A família, os adolescentes e jovens tornam-se vítima deste mal que assola a sociedade.Os educadores e as famílias precisam estar informados sobre os perigos e as consequências das drogas. O clima familiar de diálogo ainda é o melhor caminho para prevenir as drogas.

Na diocese de Rondonópolis-Guiratinga a Igreja tem feito sua pequena contribuição através dos grupos de entre ajuda, da Pastoral da Sobriedade, do anuncio de qualidade de vida, de programas de qualidade de vida.  Nesta perspectiva a fé, a convicção religiosa tem seu peso a favor da vida.“Somos amados por Deus em qualquer circunstancia. Jesus se manifestou como misericórdia. Uma das características do cristianismo é a misericórdia, daí a importância de olhar para milhões de pessoas, adultos, adolescentes, jovens, mulheres e homens dependentes de drogas, de bebidas, de cigarros e de outros vícios que machucam a dignidade da pessoa. A importância da Pastoral da Sobriedade tem como meta vida sadia, sóbria, alegre”.

“A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da Sobriedade como um modo de vida. Pela terapia do amor trata qualquer tipo de dependência. Propõe mudança. Valoriza a pessoa humana”.São objetivos da Pastoral da Sobriedade: Prevenir e recuperar da dependência química e outras dependências, a partir da vivência dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade através de programa de vida nova:

1º Admitir. Senhor, admito minha dependência dos vícios e pecados, e que sozinho, não posso vencê-los. Liberta-me!

2º Confiar: Senhor, confio em ti, ouve o meu clamor. Cura-me!

3º Entregar: Senhor, entrego minha vida, minhas. Aceita-me!

4º Arrepender-se: Senhor, arrependido de tudo que fiz, quero voltar para a tua graça, para a casa do Pai. Acolhe-me!

5º Externar: Senhor, confesso minha dependência e peço teu perdão e o perdão dos meus irmãos. Perdoa-me!

6º Renascer: Senhor, renasço no teu espírito, para a sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova. Batiza-me!

7º Reparar: Senhor, reparo, financeira e moralmente a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiançados meus. Restaura-me!

8º Professar a fé: Senhor, professo que creio na Santíssima Trindade e peço a ajuda da Igreja, com a interseção de todos os santos. Instrui-me na tua palavra!

9º Orar e vigiar: Senhor, orando e vigiando para não cair em tentação, seremos perseverantes nos teus ensinamentos. Dá-me a tua paz!

10º Servir: Senhor, servindo, a exemplo de Maria, nossa mãe e mãe de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade.

11º Celebrar: Senhor, celebrando a eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça, para perseverarmos nesta caminhada. Alimenta-nos no corpo e sangue de Jesus!

12º Festejar: Senhor, festejando os 12 passos para a sobriedade cristã, irmanados com todos, na mesma esperança, por uma vida sem drogas, queremos partilhar e anunciar Jesus Cristo redentor, pelo nosso testemunho. Amém. “Sobriedade e Paz, só por hoje, graças a Deus!”. Para quem precisa de ajuda: Pastoral da Sobriedade, Rua 13 de maio, 1740, telefone 3426 1456 – Rondonópolis, MT ou Comunidade Terapêutica da Associação divina Providencia.

Dom JuventinoKestering
Bispo diocesano