Seminário de Catequese no Regional Oeste 02

REGIONAL- CNBB OESTE 02

SEMINÁRIO DE CATEQUESE: Estudo e aprofundamento do Itinerário Nacional de Catequese / Catequese com inspiração Catecumenal.

Entre os dias 12 a 14 de junho de 2015 os representantes da catequese do Regional Oeste 02 estiveram reunidos em 52 pessoas estudando, refletindo e partilhando as experiências das dioceses sobre os ritos. Entre os participantes fizeram-se presentes juntamente com os coordenadores diocesanos de catequese, 01 bispos, 03 sacerdotes e 09 religiosas. As nove dioceses compartilharam suas experiências e desafios com as celebrações dos ritos no processo de iniciação.

P1030473

O estudo do Itinerário Nacional de Catequese contou com a assessoria  do Pe. Abimar de Oliveira Morais, membro da Comissão de Bíblia e Catequese da CNBB, e pároco na arquidiocese de Rio de Janeiro. Fez uma bela exposição com uma metodologia de interação, de partilha, dando ênfase em alguns pontos:

A Nova Evangelização necessita de uma catequese querigmática e mistagógica como caminho de formação e de amadurecimento da fé que implica tomar a sério cada pessoa e o projeto que Deus tem para ela (EG 160). Apresentou os elementos estruturais da vida cristã:

• Doutrinais: suficiente conhecimento da mensagem cristã em vista da opção pessoal por Cristo [conversão] (DNC 53a);
  • Litúrgicos: inserção e participação na experiência celebrativo-ritual da fé cristã (DNC 53b);m
  • Morais: educação à consciência cristã e ao agir cristão (DNC 53c);
  • Orantes: alimentação da vida de oração cristã (DNC 53d);
  • Comunitários: progressiva inserção numa comunidade eclesial existente (DNC 53e);
  • Missionários: familiaridade com experiências caritativo-apostólicas voltadas não somente à comunidade eclesial, mas também à sociedade como um todo (DNC g).

P1030471

Pe. Abiamar expôs que O Itinerário Catequético objetiva: 1) Favorecer e despertar a conversão; 2) Promover e fortalecer as atitudes de fé; 3) Fazer conhecer “introdutoriamente” a mensagem cristã; 4) Educar ao agir cristão na sociedade, no mundo do trabalho, das competências, no mundo da política, da economia. Em síntese a Iniciação à Vida Cristã quer suscitar a busca pela fé adulta através “da ‘conscientização’ nos adultos, nos adolescentes, jovens e nas crianças, cada um ao seu modo e capacidade, da raiz batismal”. É fundamental a catequese de Iniciação à Vida cristã ter um tempo de Kerigma, um tempo de catequese para aprofundar e experienciar a proposta cristã, um tempo de iluminação onde celebra os sacramentos e o tempo da mistagogia, seja adulto, jovem ou criança que, como uma semente precisa de cultivo para produzir frutos. A catequese com Inspiração Catecumenal quer “Formar cristãos firmes, atuantes e conscientes, neste tempo de mudança de época. Cristão na defesa da dignidade da pessoa, dos pobres, da justiça e da solidariedade”.

A catequese deve ser promovida a serviço de um novo tipo de fiel e por um projeto renovado de Igreja, mais conforme às exigências do Evangelho e mais em sintonia com as interrogações profundas da humanidade hoje. Este encontro provocou muitas inquietações aos catequistas, na busca de formação do processo de iniciação a vida cristã.

O Seminário Regional de Catequese assumiu a gradativa implantação da catequese com inspiração catecumenato no Regional Oeste 02; inserir esta proposta nanas escolas  e cursos de formação de catequista; interagir a catequese de iniciação à vida cristã: batismos, eucaristia e crisma; multiplicar e partilhar experiências novas de catequese; rever os roteiros na dinâmica da catequese catecumenal; dialogar com os presbíteros e oferecer formação, material e experiências bem sucedidas.

Pastoral da Comunicação (Pascom)