ENCONTRO COM OS VIGÁRIOS FORANEOS

P1030466

Na manhã do dia 11 de junho de 2015, nas dependências do Centro de Pastoral da diocese de Rondonópolis-Guiratinga os vigários fornaneos da Diocese de Rondonópolis Guiratinga, reuniram se com a Coordenação Diocesana de Pastoral para encaminhamentos de diversos assuntos que dizem respeito à caminhada pastoral da diocese.  Após a oração inicial dom Juventino Kestering agradeceu a presença e o serviço que cada um protesta em benefício da evangelização e da caminhada pastoral da diocese.

Pe. Gunther, coordenador diocesano de pastorais encaminhou a pauta que versou sobre a missão das foranias, o jeito de ser Igreja, os encaminhamentos do Plano Diocesano de Pastoral, o papel do vigário foraneo, a descentralização da pastoral. Entre as principais conclusões o grupo assumiu: Formar uma equipe para ajudar os vigários foraneos; insistir para que cada paróquia indique três delegados fixos para os encontros da forania; elaborar um pequeno planejamento das atividades, centralizar esforço para a promoção da família; organização da semana de família.

A Forania na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga é considerada uma instancia de serviço entre a paróquia e a diocese. É formado por um conjunto de paróquias por proximidade ou e afinidade cultural, religiosa, econômica e social. Visa fortalecer a ação pastoral nestas paróquias e o cuidado pastoral mediante ações em comum.

As foranias têm como finalidade: Promover o cuidado pastoral mediante ações pastorais em comum, diversas paróquias mais próximas podem se unir em entidades especiais, como os vicariatos forâneos. (CIC. Can. 374 §2), Subsidiar as paróquias naquilo que ultrapassa as suas possibilidades e que sozinhas têm dificuldade de realizar. Conhecer e acolher a realidade vivida pelo povo de Deus no conjunto próximo das paróquias. Investir na formação e favorecer maior número de participantes nos encontros de formação. Animar a vida pastoral e missionária das paróquias. Ser um instrumento a serviço das paróquias.  Promover uma pastoral de conjunto e pastoral orgânica Ser ponte de ajuda mútua entre bispo, padres, religiosos/as e lideranças leigas. Executar o Plano Diocesano de Pastoral.  Ser sinal de missão em conjunto evitando as comparações de uma paróquia com a outra Promover a formação na ação, seguindo a metodologia: ver – julgar – agir. Preparar e capacitar pessoas para a missão na base de suas comunidades, pastorais e movimentos (Ex. Regimento).

Pastoral da Comunicação (Pascom)