Palavra do Bispo: SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

sagrado coracao

O coração humano é um mistério. Revela as emoções. É fonte da vida, síntese do amor, expressão da bondade, inspiração dos poetas e artistas. A Bíblia tem centenas de citações sobre o coração. “Eis os pensamentos do seu coração que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes em tempo de penúria” (Sl 32,11). “Dar-vos-ei um coração novo… tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne (Ez 36, 26). “Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim” (Jo 14, 1). “Mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança e imediatamente de seu coração saiu água e sangue” (Jo 19,35).

A partir destes textos da Bíblia e da experiência cristã de sentir o amor do Coração de Jesus pela humanidade, surgiu na Igreja uma espiritualidade que busca a fonte no Coração de Jesus. Em 1601, na França, São João Eudes, incentivou a busca de modelo de vida no Coração bondoso e misericordioso de Jesus. Mas foi a partir de 1775, com o incentivo do Papa Clemente XIII que esta espiritualidade difundiu-se por toda a Igreja.

Jesus doou-se pela salvação da humanidade. Derramou até a última gota de seu sangue. De seu coração transpassado pela lança jorram rios de água viva pela salvação de todos nós. O Coração de Jesus é a expressão de seu amor pelos pobres e sofredores, do caminhar pelas estradas da Galiléia, de seu ensinamento, de seus gestos e palavras. Como um Bom Pastor ele carrega nos ombros, com coração compadecido, as ovelhas desgarradas e as conduz às verdes pastagens.

A história religiosa de Rondonópolis tem características oriundas da espiritualidade do Coração de Jesus. Os freis Franciscanos trouxeram consigo esta devoção. A primeira capela de palha foi dedicada ao Coração de Jesus. Mais tarde, aos 16 de julho de 1959, com a criação da primeira paróquia, esta foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. As Irmãs Catequistas Franciscanas, nascedouro da educação em Rondonópolis, fundaram a “Escola Sagrado Coração de Jesus”. Nestes mais de cinqüenta anos presta um serviço frutuoso em prol da educação de qualidade e construção da cidadania.

Aos 15 de fevereiro de 1986, pelo decreto “Laetentes Omnio”, o Papa João Paulo II transforma a Prelazia em Diocese e esta recebe o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro. Porque Sagrado Coração de Jesus?

A expressão “sagrado” revela a grandeza de um coração. As pessoas quando qualificam alguém de valor afirmam: “é uma pessoa de coração bom”. O coração de Jesus é pleno de vida, de amor, de doação, de salvação. Ele entregou sua vida em prol de todos. A este gesto, a comunidade cristã resume nas palavras “sagrado, santo, bom, amável”.

“Coração” revela vida. O coração de Jesus é acolhedor, atrai as pessoas, indica caminho, aponta horizontes. Ele mesmo é o “Caminho, Verdade e Vida”. Coração que acolhe o filho que tinha se perdido; coração que perdoa o pecador; coração que abençoa as crianças; coração acolhe os leprosos e os reintegra na comunidade; coração que lava os pés dos discípulos; coração que se doa inteiramente na cruz.

Jesus”. Ele é filho de Deus. Salvador da humanidade. Veio anunciar o Reino de justiça, de fraternidade e de solidariedade. Jesus anuncia as boas notícias do Reino.

A celebração do dia do “Sagrado Coração de Jesus” nos ensina que devemos ter um coração aberto para Deus e para os irmãos, como teve Jesus Cristo. Na realidade atual, diante da crise de valores, diante da supremacia do econômico sobre a vida e a ética, diante da desvalorização da dignidade da pessoa humana, olhar para o Coração de Jesus nos desafia para um novo estilo de vida, onde a pessoa humana, obra prima de Deus seja o centro da história.

 

 Dom Juventino Kestering
Bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga