CONSELHO MISSIONÁRIO DO REGIONAL OESTE 02

Encontro Regional de Formação Missionária: Decreto Ad Gentes

Nos dias 05 a 07 de junho, em Cuiabá/MT, o Conselho Missionário Regional realizou a formação missionária cujo foco centrou-se no estudo do Documento do Vaticano II, Decreto “Ad Gentes”. A formação foi conduzida pela assessoria do Pe. Antenor Petini, que utilizou como metodologia para conduzir o estudo o método expositivo e dialogal, seguido de trabalhos de grupos.

O encontro contou com a presença de 08 (oito) Dioceses/Prelazia do Regional Oeste 02, perfazendo um total de 40 (quarenta) participantes, sendo assim distribuídos: Bispo Referencial da Missão: Dom Adriano Ciocca Vasino, Diocese de Barra do Garças: 05 leigos-missionários e 03 seminaristas, Diocese de São Luis de Cáceres: 09 leigos missionários, Arquidiocese de Cuiabá: 06 leigos-missionários, Diocese de Diamantino: 05 leigos-missionários, Diocese de Primavera do Leste-Paranatinga: Pe. Josivan e 02 leigas-missionárias, Diocese de Rondonópolis-Guiratinga: 02 seminaristas, entre eles coordenador do COMISE. Seminarista Erivelton Almeida Postil, Prelazia de São Félix do Araguaia: 01 Diácono e 02 Religiosas, Diocese de Sinop: 03 leigas-missionárias.

11303442_1496676530622492_1578472815_n

Todos os participantes estão envolvidos na dinâmica missionária de suas Igrejas particulares, sejam em trabalhos com as Santas Missões Populares, Infância e Adolescência Missionária, Conselhos Missionários Diocesano e/ou Paroquial, Serviço de Animação Vocacional o que trouxe para o encontro uma troca de experiência e partilha da caminhada intensamente frutuosa. O estudo do Decreto Ad Gentes foi um momento de enriquecimento do aporte teórico-missionário, tão essencial para a vida missionária que se desenvolve nas bases de nossas comunidades.

A discussão sobre o estudo do documento foi importante notar o quanto os participantes sentiram-se agraciados com o tema proposto, já que muitos não o conheciam, nem mesmo haviam ouvido falar sobre o documento, como declarou a leiga-missionaria, Rosângela Cerutti, (Diocese de Diamantino) “quando eu recebi a carta convite me propus a procurar o que era esse documento “Ad Gentes”, nunca tinha ouvido falar sobre ele, achei muito importante esse estudo, porque a gente trabalha com as Santas Missões Populares, mas não conhecia nada sobre esse documento.” Nessa mesma linha de participação, o leigo-missionário José Airton Martins (Diocese de São Luís de Cáceres) assim se expressou: “acho que os padres precisam dar mais formação para os leigos de suas paróquias sobre os documentos da Igreja, porque nós, muitas vezes, não os conhecemos e ficamos trabalhando sem uma formação mais orientada.” Por meio dessas contribuições foi possível perceber que embora o Decreto Ad Gentes tenha 50 cinquenta anos, ainda é um desconhecido entre nós.

A noite do sábado foi destinada para o momento de convivência festiva entre os participantes, com apresentações culturais fazendo alusão às culturas regionais das várias regiões brasileiras, com alimentação típica e muita dança. Tendo sido avaliada pelos participantes como um momento forte de entrosamento e partilha entre todos, tornando o encontro mais afetuoso, conforme depoimento do coordenador do COMISE, seminarista Erivelton Postil: “a noite cultural propiciou um entrosamento alegre entre os participantes, que ficamos nos sentindo como se estivéssemos em nossas casas.”

A manhã do domingo foi destinada para o repasse da caminhada missionária em âmbito nacional, com informações da Assembleia do Conselho Missionário Nacional – COMINA, realizada em março/2015, bem como socialização dos projetos “ Missão Jovem na Amazônia” e “300 anos de benções: com a Mãe Aparecida, Juventude em Missão”. A discussão em torno de como acompanhar os jovens do Regional Oeste 02 que se fizeram presentes na missão na Amazônia, da mesma forma foi discutido sobre o protagonismo para que esses projetos sejam realizados no chão das comunidades.

Dom Adriano Ciocca Vasino, sugeriu que a caminhada do Regional Oeste 02 possa ser repensada em vista de unirmos forças para trabalhar, conjuntamente, Conselhos Missionários, Conselho de Leigos e Comunidades Eclesiais de Bases, no sentido de fortalecer esses organismos, bem como o jeito de ser de comunidade. Dom Adriano afirmou que existe uma sintonia muito intima com essas três dimensões, principalmente, afeta ao sujeito que está à frente desses trabalhos, focado, normalmente no cristão-leigo/a, o que possibilita pensar em uma metodologia que possa unir as ações respeitando e mantendo o que é próprio de cada Conselho.

Vale destacar, ainda, que foi bem oportuno o esclarecimento que Dom Adriano propôs sobre a Rede Eclesial Panamazônica – REPAM como sendo uma inciativa que ultrapassa a questão eclesial, estando ligada, também, a questão de justiça, promoção dos direitos humanos, questões sociais, econômicas, respeito à criação/natureza, preservação da cultura e tradição da vida dos povos que vivem na Amazônia. Sendo que essa contribuição levou os participantes, do encontro, a perceberem que o projeto “Missão Jovem na Amazônia” requer um engajamento bem mais sistematizado e comprometedor para a preparação e envio dos jovens.

Dom Adriano Ciocca fez breve apresentação sobre a “Escola de Formação Missionária para Leigos” que acontecerá na Prelazia de São Félix, no município de Porto Alegre do Norte, com abertura para todos os interessados do Regional Oeste 02, oportunizando aos cristãos-leigos um estudo missionário, com linguagem e atuação ligadas à pratica e vivência do cristão-leigo na vida da comunidade ao qual pertence e atua.

Podemos afirmar que o encontro de formação missionária alcançou a meta proposta em relação à formação, interação e partilha, tendo em vista que as distâncias geográficas entre as Dioceses do Regional Oeste 02 apresentam-se como um grande obstáculo para a realização de trabalho conjunto e troca de experiência, sendo, portanto, imprescindível, a realização de momentos facilitadores para essa interação.

Outra característica forte do encontro foi a tomada de consciência de que precisamos estar em sintonia, trabalhando juntos, para que o Regional Oeste 02 possa ter um rosto próprio, cujas ações missionárias sejam discutidas, assumidas e partilhadas por todas as Dioceses, possibilitando assim uma caminhada mais consciente e planejada, a fim de que a missão possa extrapolar as suas barreiras geográficas cumprindo, assim, o mandamento de Jesus Cristo, “ide e anunciai o Evangelho a todos os povos.” (Mc 16,15). Da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga estiveram presentes os seminaristas Erivelton Almeida Postil, coordenador do Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE) e Marcos Antônio Gonçalves dos Santos.

 

Ana Maria Pereira da Silva

Coord. COMIRE – Regional Oeste 02