DIA DO CORPO E SANGUE DO SENHOR NAS PARÓQUIAS

santa cruz 2Em todas as paróquias da diocese de Rondonópolis-Guiratinga, no dia 04 de junho de 2015, os cristãos católicos prestaram a sua homenagem ao Santíssimo Sacramento. Lindas celebrações, adoração ao Santíssimo e a procissões com enfeites. Algumas paróquias desde madrugada, pais, mães, jovens e crianças se uniam para confeccionar os belos tapetes para a passagem de Jesus Eucarístico. Na procissão Jesus vai à frente e depois o povo de Deus também participa da beleza dos tapetes. Todos merecem, pois a eucaristia é a presença de Jesus, festa do Corpo do Senhor. E cada um dos católicos comungantes ou não são o templo do Espirito Santo, morada de Deus.

A Eucaristia é presença real de Jesus na hóstia sagrada, mas ao mesmo tempo Eucaristia impulsiona para a partilha, a justiça, o respeito pela dignidade da pessoa.

santa cruz 1Na procissão é o próprio Senhor que sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. O belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo é expressão da fé e da religiosidade das pessoas.

Desde 1260 tem-se notícia de que os cristãos embelezavam as ruas para a passagem do Santíssimo. Com a vinda dos portugueses os enfeites tornaram-se um dado cultural das cidades. Essa tradição precisa ser cultivada no coração das crianças e jovens para que tenha continuidade como a mor à Eucaristia.

Pastoral da Comunicação (Pascom)