1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS INDIGENAS BOE BORORO

TERRA INDÍGENA TEREZA CRISTINA

 

Nos dias 28 e 29 de maio de 2015 com o tema “NOVAS LIDERANÇAS NA PERSPECTIVA DO BEM VIVER” aconteceu na aldeia Córrego Grande o referido encontro com a etnia do Povo Boe Bororo. Estiveram presente os alunos de 3º Ciclo 2ª e 3ª Fase, 1º,2º e 3º Ano de Ensino Médio os Gestores da Escola Indígena “Korogedo Paru” conforme era a proposta da Coordenação do Encontro.

Os organizadores do evento foram o professor Evaristo Kiga e Silvia Maria Valentim Pinheiro. Teve como objetivo, trabalhar a consciência critica dos alunos dentro das disciplinas de sociologia e filosofia, tendo em vista pessoas Indígenas capazes de desenvolver ações políticas dentro de sua própria sociedade. Favorecer aos alunos à capacidade de expressar-se, saber o que é ser líder, as qualidades de um verdadeiro líder a partir da experiência das lideranças tradicionais.

DSC07885

O encontro teve a participação de média de 120 pessoas, sendo 65 alunos, professores, lideranças tradicionais e a comunidade em geral. No dia 29/05, após o momento orante, iniciou-se a reflexão com as leituras próprias do dia, que consideramos apropriadas para o momento do encontro, Ec 44, 1.9-13. Foi complementada com as falas das lideranças tradicionais anciãos Joaquim Burudui, José Aogwa, Dirce Bororo entre outros, que trouxeram uma contribuição muito proveitosa. Tivemos a assessoria da Irmã Lourdes Duarte, que é missionaria do Conselho Indigenista Missionário. Trouxe-nos as noticia do Mestre Mario Bordignon, coordenador do CIMI/MT, que se encontra em MS recuperando-se de uma cirurgia na bexiga.

Os dois dias, avaliados pelos participantes Indígenas, só veio somar e contribuir para que os jovens Boe, possam complementar os seus conhecimentos, tenham habilidades de percepção e de conhecimento da luta de seu povo, pela conquista da terra e a necessidade de continuar lutando, principalmente na defesa de seu território uma vez que há invasores, dentro da área. Foi trabalhado também algumas leis, decretos e portarias governamentais que ferem e tentam eliminar as conquistas presente na Constituição Federal de 1988, Artigo 231 e 232. O encontro aconteceu de forma tranquila e boa participação. O próximo encontro está marcado para o dia 18 e 19/06 na mesma aldeia.

 

Silvia Maria V. Pinheiro e Lurdes Duarte