INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Segundo São João, o Espirito torna Jesus presente na comunidade cristã, recordando-nos sua mensagem, fazendo-nos caminhar em sua verdade, interiorizando em nós seu mandamento de amor. A este Espirita nós invocamos na festa de Pentecostes.

Vem, Espirita Santo, e ensina-nos a invocar a Deus com este nome cativante de “Pai” que Jesus nos ensinou. Se não sentimos sua presença boa no meio de nós, viveremos como órfãos. Recorda-nos que só Jesus é o caminho que nos leva a ele. Que só sua vida entregue aos últimos mostra sua verdadeira face. Sem Jesus nunca entenderemos sua sede de paz, de justiça e dignidade para todos os seus filhos e filhas.

Vem, Espirito Santo, e faz-nos caminhar na verdade de Jesus. Sem tua luz e teu alento, esqueceremos de tanto em tanto seu projeto do Reino de Deus. Viveremos sem paixão e sem esperança. Não saberemos por que o seguimos nem para que. Não saberemos por que viver e por que sofrer. E o Reino continuará esperando colaboradores.

Vem, Espirito Santo, e ensina-nos a anunciar a Boa Nova de Jesus. Que não coloquemos cargas pesadas sobre ninguém. Que não baixemos regras sobre problemas que não experimentamos nem condenemos quem necessita sobretudo de acolhida e compreensão. Que nunca quebremos a cana rachada nem apaguemos a mecha que ainda fumega.

Vem, Espirito Santo, e infunde em nossos corações a experiência religiosa de Jesus. Que não nos percamos em trivialidades enquanto descuidamos a justiça, a misericórdia e a fé. Que nada nem ninguém nos distraia de segui-lo como nosso único Senhor. Que nenhuma doutrina, prática ou devoção nos afaste de seu Evangelho.

Vem, Espírito Santo, e aumenta nossa fé para experimentar a força de Jesus no próprio centro de nossa fragilidade. Ensina-nos a alimentar nossa vida, não de tradições humanas nem de palavras vazias, mas de conhecimento interior de sua Pessoa. Que nos deixemos guiar sempre por seu Espírito audacioso e criador, não por nosso instinto de segurança.

Vem, Espírito Santo, transforma nossos corações e converte-nos a Jesus. Se cada um de nós não mudar, nada mudará na sua Igreja. Se continuarmos escravos da inércia, nada de novo e bom nascerá entre seus seguidores. Se não nos deixarmos arrastar por sua criatividade, seu movimentará ficará bloqueado.

Vem, Espírito Santo, e defende-nos do risco de esquecer Jesus. Presos por nossos medos e incertezas, não somos capazes de escutar sua voz nem de sentir seu alento. Desperta nossa adesão, pois, se perdermos o cantata com ele, em nós continuará crescendo só o medo e a insegurança.

José Antonio Pagola