Assembleia Regional da Pastoral Juvenil

Pastoral Juvenil
Pastoral-Juvenil2Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB
Regional Oeste II – Mato Grosso
Secretaria Regional da Pastoral Juvenil

Ata Assembleia da Pastoral Juvenil dias 14 e 15 de abril de 2015

 

Iniciamos com as boas vindas de Pe. Jair Fante, novo Secretario Executivo da CNBB no Regional Oeste 02. Após Dom Vilar fez a acolhida e apresentação da Pauta da Reunião e de todos os detalhes e ajustes da mesma. Prosseguimos com a apresentação das representatividades das dioceses que estavam sendo representadas nessa reunião.

Três jovens de aldeias indígenas se fizeram presentes, com a Assessoria de Pe. Angelo. Estiveram presentes representantes das dioceses de Sinop, Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças. Também estiveram representadas as coordenações Regionais da Pastoral da Juventude e Ministério Jovem – RCC.

Dom Vilar retomou a fala sobre a importância do Setor Juventude nas dioceses como um instrumento que favorece o convívio das experiências das juventudes dos dias atuais. Ressalta que a articulação do Setor nas dioceses faz com que os trabalhos coletivos sejam favorecidos e aconteçam com mais facilidade. Após cada diocese relatou a sua experiência com o setor:

Sinop – Esta passando por um momento de articulação do Setor, juntamente com os movimentos e pastorais que permeiam essa estrutura.

Primavera /Paranatinga – Existem vários seguimentos juvenis. Entre eles estão o MJ e movimentos carismáticos. A PJ esta se articulando em algumas cidades da diocese. Movimentos também presentes: JJ, Cursilho Jovem. Diocese esta se rearticulando devido ser uma diocese nova.

Rondonópolis/Guiratinga – Setor já funciona de forma organizada com movimentos e pastorais da juventude. Cada seguimento compõe o setor juventude. Esse ano será realizado o DNJ diocese, organizado pelo Setor.

Cáceres – Cáceres mostrou material que expor as atividades que serão elaboradas pelo setor (segue em anexo)

Barra do Garças – Esta passando por uma articulação. Pouco tempo de estruturação do Setor. Assessor responsável é Pe. Cristiano. Durante o ano passado realizou-se a primeira Assembleia do Setor em comunhão com todas as expressões juvenis. Esse ano haverá formação de lideres das representações juvenis da diocese. Entre eles esta o estudo o You Cat. Estão em processo de implantação da Pastoral Universitária, com inserção da Missa Universitária.

Cuiabá – Representante da Arquidiocese expôs slides com situação diocese. (Segue em anexo). Pe. Isaac falou sobre o acompanhamento que faz na diocese de Cuiabá, em que ele leva um plano de ação no grupo de base, para ajudar na articulação. Também investindo na capacitação de lideranças foi adotado como manual para encontros “Aos Jovens com Afeto”, da CNBB. Investimentos na formação de lideres para continuação dos grupos de base.

Ir. Lucilia fala a dinâmica das Religiosas da Instrução Cristã que estão inseridas nas escolas e na vida da comunidade. Ressalta o carisma que é voltado a juventude e lembra. “Os pequenos grupos são os que formam as lideranças”.

Pe. Angelo fala sobe a experiência com os povos indígenas na diocese de Barra do Garças. Lembra que esta sendo um dos grandes desafios a linguagem e comunicação com os Indígenas.

Dom Vilar relembra sobre as realidades dos grupos de base, da importância que é se articular bem as lideranças dos movimentos dentro das dioceses. Ressalta que se houver o surgimento de duvidas sobre o Setor existem os documentos da CNBB que ajudam e muito na articulação correta do setor nas nossas dioceses.

Encaminhamento – Sugestão da criação de um Plano Diocesano do Setor Juventude.

Ouviu-se relatos das dioceses referente a dificuldades de interpretação do que de fato é o setor juventude dentro das dioceses. Sabendo que em algumas dioceses a interpretação do que de  fato vem a ser esse organismo ainda é errada.

Junior ressalta a importância da permanência e acompanhamento das pessoas que vem para a Assembleia no Regional, pois há uma rotatividade muito grande e o assunto sempre tem que ser retomado para que os novos na estrutura se coloquem a par da situação. “Temos tido essa dificuldade para articulação, pois em cada reunião do Regional sempre se troca a coordenação e ai o assunto não flui da forma que esperamos, por ter que sempre retomar o que é Setor”. Encerra com o Almoço.

No período da tarde foi feita uma reorganização na coordenação da Pastoral Juvenil do Regional Oeste 2. Com essa articulação a Coordenação ficou da seguinte forma.

Dom Vilar – Bispo Referencial

Pe. Wender – Assessor Referencial

Equipe de Articulação

Coordenação – Junior Assunção – Diocese de Sinop, Suzany – Arquidiocese de Cuiabá, Tiago – Diocese de Barra do Garças

Secretaria – Helena e Danubia – Diocese de Cáceres

Comunicação – Rafael – Primavera e Tomaz – Cuiabá

 

Foi falado sobre a importância da criação de um Plano para a Pastoral Juvenil.

Já foi definido que a duração do mandato da coordenação durara 4 anos, e a cada 2 anos uma Assembleia de Avaliação da Caminhada. Foi proposto que as dioceses invistam em cursos na Área da Formação da Pastoral Juvenil. Formação nos seminário para que os Seminaristas conheçam a Pastoral Juvenil Formação permanente do Clero, para que os padres consigam entender a dinâmica da Pastoral Juvenil. Verificar a possibilidade de que cada diocese incentive seus coordenadores e assessores para a formação em cursos de EAD na área de Juventudes

Dom Vilar diz que é importante que a Coordenação da Pastoral Juvenil se envolva na pauta. Em outubro dentro da pauta esta a articulação e planejamento de metas para os próximos 4 anos. Trazer em outubro interessados no curso EAD.

Após o café, inciamos falando sobre os 300 de bênçãos com Aparecida (Peregrinação Jovem) que acontece no ano de 2017, que vem trazer a referencia também ao encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil. Dom Vilar nos mostra o projeto e faz a leitura do mesmo (Anexo). Uma das propostas é realizar a Jornada Diocesana Missionaria (Doc em Anexo). Falamos da importância de fazer opção pela Missão, Assessoria, estrutura de Acompanhamento que reflete na Revitalização da Pastoral Juvenil.

Após Dom Vilar fala sobre o Projeto de Voluntariado da Fazenda Esperança. Leu-se slides em anexo. Após isso leu-se a carta sobre o Ano da Paz, instituído pela CNBB – Anexo

Missões Juvenis – Anexo

No domingo pela manhã foi feita uma revisão sobre o sábado e repassado para Pe. Jair Fante as mudanças na estrutura da Pastoral Juvenil. Após foi feita leitura da Carta de Patrícia – articuladora Regional da Pastoral da Juventude do Regional Oeste 2. Dom Vilar ressaltou a importância da participação da PJ na Articulação da Pastoral Juvenil do Regional. Agradeceu também a presença dos jovens indígenas que vieram para a Assembleia. Pe. Jair Fante sugere que seja feita uma articulação com os jovens de todas as dioceses em que há Juventude Indígena

O Bispo sugere que Pe. Angelo assuma esse desafio de Acompanhamento da Juventude Indígena do Regional. Sugeriu-se que se crie um grupo de levantamento e pistas de ações para a Pastoral Juvenil do Regional

Encerramos a Assembleia com o Almoço: Avaliação do Encontro

– Usar todas as ferramentas e maneiras para Evangelizar

– Ficou claro a importância da Pastoral Juvenil no Regional

– Que as dioceses e movimentos participem mais da estrutura regional

– Pauta seja preparada em conjunto pelos movimentos e pastorais

– Felizes pelos resultados alcançados

– Passos para aplicação correta do que de fato é a Pastoral Juvenil

– Elaborar uma carta de encaminhamento da reunião de pistas de ações

 

 

Junior Assunção
Coordenação Pastoral Juvenil Regional Oeste 2

 

Contatos: Coordenação
Suzany Pereira da Silva – susacs@msn.com
Junior Assunção – jr.assuncao@hotmail.com
Tiago Zandona – tiago_zandona@hotmail.com

 

Secretaria
Danubia Leão – danubialeao@hotmail.com
Helena Mara – maraagronomia@gmail.com

 

Pe. Wender – Assessor Referencial
Dom Vilar – Bispo Referencial