49º Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado na Catedral

pascom 2

Com a Celebração Eucarística pelos Comunicadores na Catedral Santa Cruz neste domingo (17/05) a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga comemorou o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais que este ano o Papa Francisco propôs o tema “Comunicar a Família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.

A celebração reuniu em torno do Altar do Senhor os profissionais dos diversos meios de comunicação da cidade de Rondonópolis e ainda, leigos e leigas que desenvolvem em suas paróquias a Pastoral da pascom4Comunicação (PASCOM). Foi uma celebração em ação de graças pelo trabalho de evangelização realizado  e também por todas suas famílias.  Esta celebração foi organizada pela Pastoral da Comunicação Diocesana que é a unidade das equipes de PASCOM Paroquiais.  Contou com procissão de entrada com os comunicadores,  entronização da Palavra, ministério de música formado por comunicadores de diversas paróquias, as leituras foram proclamadas pelos profissionais dos diversos meios de comunicação e no ofertório, uma família de comunicadores apresentaram símbolos.

Na homilia Dom Juventino refletiu que o aparato da tecnologia hoje não pode sobrepor a comunicação pessoal, amorosa e acima de tudo, não pode substituir os momentos de afeto, escuta, toques de carinhos, presença, principalmente no seio da família. “Na família, é, sobretudo  a capacidade de abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se escolheram e, todavia, são tão importantes umas para as outras…é sobretudo essa capacidade que nos faz compreender o que é verdadeiramente a comunicação enquanto descoberta e construção de proximidade. Reduzir as distâncias, saindo mutuamente ao encontro e acolhendo-se, é motivo de gratidão e alegria.”

pascom 1Ao final, Dom Juventino acolheu a imagem de Nossa Senhora Aparecida, patrona da PASCOM, que foi conduzida pelos comunicadores das PASCOM e, em seguida, todos os comunicadores foram convidados até o altar onde o Bispo agradeceu toda a mídia por sempre apoiar a evangelização através da divulgação dos eventos da Igreja. Dom Juventino proferiu sobre os comunicadores e assembleia geral a benção final.

Pastoral da Comunicação (PASCOM)