Palavra do Bispo: …Não perder de vista o olhar para o alto, para a esperança, a eternidade, o céu”.

ASCENSÃO DE JESUS

noite senhor 3

Celebramos neste domingo o dia da Ascensão do Senhor. Celebrações solenes, alegres. Ambiente litúrgico com cor branca. Eis a Palavra de Deus a ser proclamada no dia de hoje: “Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem  mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. (Mc 16,15-20

A ascensão de Jesus é relatada no Novo Testamento. Jesus ressuscitado foi elevado ao céu na presença de onze de seus apóstolos, 40 dias depois da ressurreição. Os Evangelhos incluem duas descrições da ascensão de Jesus, em Lucas 24,50-53 e Marcos 16:19. Uma descrição mais detalhada da ascensão de Jesus está em Atos 1,9-11. A ascensão de Jesus é professada no Credo que reza: “…Subiu aos céus; está sentado à direita de Deus-Pai todo poderoso”.

O Livro dos Atos dos Apóstolos (At 1,1-11) narra a ascensão e a missão dos apóstolos. Nos dias após a ressurreição Jesus deu as últimas instruções aos discípulos: a promessa do Espírito e a missão de evangelizar. Os discípulos não devem ficar olhando o céu, mas sim levar a mensagem de Jesus ao mundo inteiro, “até os confins da terra” (At 1,8), e para isso receberão a força do Espírito. É o desabrochar da Igreja viva, anunciadora do Evangelho. Formadora de comunidades.  É missão permanente: Ser Igreja será missionária e ir até os confins, isto: ir ao encontro das pessoas, nas suas necessidades.

O Papa Francisco fala de “Igreja de saída”. Partir em missão. Anunciar o evangelho. Fazer o nome de Jesus ser conhecido, amado e vivido. “A atividade aqui na terra, Jesus a deixa para nós: ‘Sede as minhas testemunhas… até os confins da terra’, e nós é que devemos reinventá-la a cada momento”. As palavras finais de Jesus significam a universalidade da salvação, da missão dos apóstolos e da expansão da Igreja. Todos os povos serão discípulos de Cristo, assinalados pelo batismo.

São quatro pedidos: “Ide e fazei discípulos de todos os povos” através do anúncio do evangelho, convidando à conversão, formando comunidades e desenvolvendo a vida da Igreja. “Batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” pela força do Espírito Santo anunciando a salvação e introduzindo sacramentalmente na Igreja. “Ensinando-os a guardar tudo o que vos mandei” através da fidelidade ao Evangelho, vida na caridade, justiça, respeito à dignidade da pessoa humana e patilha. “E eis que estarei convosco até os fins dos tempos” na certeza de que a nossa missão, a força da fé, a caridade exercida em favor dos irmãos, os serviços que prestamos na comunidade não são ilusórios, mas certeza da presença do Senhor ressuscitado que está presente em cada momento da vida e na história.

Na segunda leitura (Ef 1,17-23) Jesus Cristo, revela-se a força de Deus através de um hino de louvor, revelando o plano da salvação e uma súplica pelos fiéis. “Deus ressuscitou Jesus e o fez cabeça da Igreja e do universo. A Igreja é seu “corpo”, ela o torna presente no mundo, ela é a presença atuante de Cristo no mundo. Celebrando a glorificação do Cristo, tomamos consciência de nossa própria vocação à glória”.

A celebração da ascensão de Jesus é indicação de nossa dupla missão: Viemos do alto, do desígnio de Deus, passamos um tempo nesta realidade de vida, neste mundo onde somos parceiros de Deus. Mas a vida tem uma finalidade: Não perder de vista o olhar para o alto, para a esperança, a eternidade, o céu.

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese abençoe e proteja nossa família. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados. Vamos irradiar alegria e fé e fazer coisas boas.

Dom Juventino Kestering
Bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga.