Encontro de Catequese Forania Leste em Guiratinga

IMG-20150505-WA0129Aconteceu no dia 03/05/2015 na Paróquia São João Batista de Guiratinga – MT o Encontro de Catequese da Forania Leste, onde todos os participantes vivenciaram a Grande Maravilha de ser Catequista.

Estiveram presentes: O vigário forâneo: O Pároco da Paróquia Santa Teresinha de Tesouro – MT, o Padre Wender, o Pároco da Paróquia São João Batista de Guiratinga – MT, o Padre José José Silva Moreira, o Padre Günther vigário geral e coordenador de Pastoral, a coordenadora Diocesana de Catequese Isaura Thomazin, as catequistas da Paróquia São Pedro Apóstolo de Pedra Preta, da Paróquia IMG-20150505-WA0127de São José do Povo, Paróquia Santa Teresinha de Tesouro e da Paróquia São João Batista de Guiratinga – MT. Tivemos a participação especial do Seminarista Marcos Antônio Gonçalves dos Santos. O objetivo do Encontro foi de promover um momento de estudo e reflexão sobre a Iniciação a Vida Cristã e os Ritos a partir dos roteiros. É preciso nos unir para dar um rosto a catequese da Nossa Diocese, uma catequese que possa atingir a família. Os coordenadores da Paróquia São Pedro Apóstolo de Pedra Preta – MT fizeram uma linda explanação sobre os ritos com apresentações teóricas e práticas para os participantes.

O seminarista Marcos Antônio Gonçalves dos Santos trabalhou o tema “Iniciação a Vida Cristã”. Houve uma grande reflexão sobre catequese renovada, a catequese atinge o objetivo de ser renovada quando é uma caminhada de fé e não um simples ensino de doutrinas, é um processo permanente numa catequese de adultos e não só para crianças e adolescentes, ou tendo só vistas para a preparação dos sacramentos, tem Jesus Cristo como centro e a Bíblia como fonte, prepara o catequizando para assumir seu papel na Sociedade como verdadeiro cristão.IMG-20150505-WA0122

Segundo a coordenadora Diocesana de Catequese Isaura, outros aspectos importantes observados para a vida do catequista, envolvem a sua dimensão pessoal como: equilíbrio psicológico, boa comunicação, certa liderança, criatividade, ser afetivo(a), comunicativo(a), responsável e perseverante.

Além desses aspectos de dimensão pessoal, outros aspectos de dimensão comunitária eclesial, sócio-político-cultural e pastoral também observados o perfil do(a) catequista como: espírito de serviço, vida de oração, engajamento, busca pela formação, espírito crítico sobre a realidade da sociedade, respeito às culturas.

O seminarista Marcos fez uma explanação para as novas Paróquias que adotaram os Roteiros de Catequese da Diocese Rondonópolis/Guiratinga como subsídios de enriquecimentos dos Encontros Catequéticos.

O Encontro foi muito proveitoso e prazeroso, pois através desses Encontros de Formação estreitamos IMG-20150505-WA0126nossos relacionamentos e adquirimos novas experiências e aprendizados.

A coordenadora diocesana de Catequese Izaura desejou a todos os catequistas um ano cheio de realizações, objetivos concretizados e uma catequese viva, lúdica, bela e mística, seguindo a metodologia de Jesus Cristo, sendo o Cristo, o centro da Ccatequese e a Bíblia o livro da catequese.

Que Maria, a catequista por excelência interceda por todos aqueles que doam e somam o trabalho catequético da nossa Diocese.

Coordenação Diocesana de Catequese

[gal]