Cuidar dos Noivos

P1030419

Na tarde do dia 09 de maio de 2015, das 14 às 18:00 horas, 36 lideranças advindas das paróquias de Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino, Alto Garças, Pedra Preta e Rondonópolis se reuniram para troca de experiência sobre o acompanhamento dos noivos. O evento aconteceu no Centro de Pastoral – CEPA.

Num primeiro momento os participantes partilharam as experiências positivas, os avanços na metodologia, mas também os desafios de dialogar com os noivos. Num segundo momento, com dados estatísticos percebeu-se que o número de casais que celebram o sacramento do matrimônio diminuiu na diocese. A maioria dos jovens assume um contrato sem vínculos religiosos e nem civis. Depois de um período de convivência, alguns buscam o sacramento do matrimônio.

Após apresentação destes dados Dom Juventino Kestering encaminhou estudo sobre a Preparação para o Matrimônio à luz dos documentos da Igreja “Matrimônio é um dos sacramentos da Igreja, para esse compromisso necessita-se de vocação. É para isso que o Encontro com Noivos prepara os casais, para bem celebrarem o Sacramento Matrimonial desenvolver uma vida a dois de maneira harmoniosa e cristã”. As palavras do Papa Francisco: “Quando nos preocupamos com as nossas famílias e as suas necessidades, quando entendemos os seus problemas e esperanças, quando se apoia a família, os esforços repercutem-se não só em benefício da Igreja; ajudam também a sociedade inteira“. (Mensagem aos Bispos do Sri Lanka 2014). Também foram estudados os 10 conselhos do papa aos noivos. Esses conselhos chamaram atenção dos participantes e iluminou ações metodológicas para os encontros com os noivos.

Um casamento católico implica evangelização, catequese, inserção na comunidade, formação da juventude, visão da sexualidade, do amor, da família, e não somente um “Curso de Preparação para o Matrimonio anterior a data do casamento”. Mesmo assim o Encontro com Noivos tem como objetivo ajudá-los a prepararem-se para o casamento, tendo em vista uma reflexão, diálogo e orientação para temas ligados à vida a dois, com base em testemunhos de outros casais já casados.

Insistiu-se também que logo que os noivos se dirigem à paróquia onde se vão realizar o casamento, a secretaria, ou o casal responsável, ou a pastoral familiar, ou pároco deverão orientar os noivos para encontro de preparação para o matrimonio. Por vezes o casal de noivos nunca se deparou com este conceito, e nem sempre é óbvio sobre o que se trata. Daí a boa recepção, a devida orientação… Os responsáveis pelo Encontro com Noivos poderiam se reunir na paróquia e tratar deste assunto e assumir para melhor acolher e orientar os noivos que buscam o sacramento do matrimônio. Também foi objeto de estudo parte do Documento de Aparecida sobre a missão da família e dos noivos.

O encontro concluiu que “O Encontro com Noivos não é uma sucessão de palestras, mas ajudam os noivos no decorrer da experiência dos encontros a aprofundarem e dialogarem sobre a opção do casamento, sobre a vida a dois, sobre o sentido do matrimonio e a vivencia de um casal cristão”. Assumiu também “que os responsáveis precisam ter clareza do que testemunham, o que a IGREJA ensina e do que partilham. Os casais que acompanham os noivos têm experiência pessoal das alegrias e dificuldades encontradas na vida de casados. Fizeram revisão de vida e dela darão testemunho”.

Pastoral da Comunicação (Pascom)