Palavras do Bispo: “Domingo do Bom Pastor”

PARÓQUIA BOM PASTOR

RONDONÓPOLIS (bairro Bom Pastor) - Igreja Bom Pastor Neste dia do Bom Pastor, a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga saúda a Paróquia do Bom Pastor, cidade de Rondonópolis pelo domingo do Bom Pastor. Que esta data seja abençoa com celebrações, partilha, convivência, animação da fé, fortalecimento da vida comunitária.

“No dia 02 de junho de 1966 uma semente era lançada no bairro Bom Pastor, pelo bispo Dom Vunibaldo Talleur: a capela Santo Antônio, que se transformou em Curato Bom Pastor (1972) e finalmente, Paróquia Bom Pastor, em 29 de julho de 1973. Uma semente que germinou e tem produzido muitos frutos na cidade de Rondonópolis. Nesses 41 anos muitas pessoas passaram pela Paróquia Bom Pastor, deixaram suas marcas e levaram para outras cidades um pouco da experiência adquirida. É uma paróquia que marca presença em todas as atividades da Diocese e isso se deve ao empenho, zelo, dedicação e amor dos párocos e vigários que atuaram e atuam na paróquia: padre Miguel Angel Rodas Ortiz, padre Anísio de Oliveira, Dom Giovane Melo, padre Juarez Dornelles de Oliveira, padre Eriovaldo Couto Queirós e padre José Éder Ribeiro Lima atual pároco. Eles possibilitaram que a Paróquia se apresentasse como espaço de aprendizado, de crescimento na fé, de vivência comunitária, de possibilidade de trabalho coletivo o que propiciou a solidificação de uma  grande família: a família da Paróquia Bom Pastor. A paróquia conta com sete comunidades urbanas: Comunidade Sagrada Família, Dom Bosco, São João Batista I, São João Batista II, Nossa Senhora da Assunção, Santa Terezinha e  Nossa Senhora do Amparo”.

SEMINÁRIO JESUS BOM PASTOR

seminario marco2015 Nossa saudação ao Seminário Jesus Bom Pastor, da diocese de Rondonópolis-Guiratinga, com sede em Várzea Grande, MT. No ano 2000, pretendendo formar presbíteros configurados a Jesus, o Bom Pastor, a diocese de Rondonópolis iniciou a construção, na cidade de Várzea Grande, MT o seu Seminário Maior.

“O Seminário é uma comunidade que caminha para o serviço sacerdotal. Nestas palavras, disse já algo de muito importante: uma pessoa não se torna sacerdote, sozinha. É necessária a ‘comunidade dos discípulos’, o conjunto daqueles que querem servir a Igreja de todos”.

Neste seminário, intitulado Jesus Bom Pastor, os  vocacionados da diocese cursam filosofia e teologia, são formados afetiva e espiritualmente por uma equipe de padres, com acompanhamento de diretor espiritual, de psicólogos, além de se dedicarem a trabalhos pastorais em várias comunidades.

O 1º Reitor do Seminário foi dom Giovane Pereira de Melo, que hoje é o bispo da Diocese de Tocantinópolis-TO,  seguido por Pe. José Cobo Fernández e o reitor atual Pe. Jeffersom K. Aragão. Entre os padres que se formaram neste seminário: Pe. Ademilson Lopes de Assunção, Pe. João Paulo Nolli, Pe.José Éder Ribeiro Lima, Pe. Nazaré Cândido Paniago, Pe. Volney Luiz Weber, Pe. Lauri, Rodrigues, Pe. João Henrique, Pe Thiago Silveira, Pe. Jefferson K. Aragão, Pe. Wender Souza dos Santos, Pe. José Moreira, Pe Milton Gomes Gonçalves, Pe. Ermes Costa Campos.

Atualmente quem está à frente da formação do seminário é o padre Jefferson K. Aragão. E conta com  treze 11 seminaristas.

Pastoral da Comunicação (Pascom)