EUCARISTIA E PRESBÍTERO

eucaristia4

 ‘Na noite em que foi entregue,
Jesus tomou o pão e,
depois de dar graças partiu-o e disse:
‘Isto é meu corpo que é dado por vós…’(1Cor.11,23bss)

             Jesus gostava de tomar refeições com as pessoas. Partilhou o alimento com seus discípulos, com a multidão, com famílias, na casa de seus amigos. Ele gostava de estar no meio do povo e tinha um carinho especial para aqueles que estavam marginalizados da sociedade.

Jesus quis cear com seus discípulos na noite santa, próximo da Páscoa, às vésperas de sua entrega total, de sua paixão. Mas essa ceia a fez em torno da mesa. Quis fazer do pão o seu próprio corpo. O seu corpo tornar-se-ia alimento para todos que nele buscariam a força, para segui-lo.

Jesus veio de uma família humilde. E na humildade de sua família, aprendeu a escuta, partilha, entrega, a obediência, confiança no Pai. Assim como Jesus, todo o presbítero é tirado do meio do povo, do seio de uma família e este é chamado a ter uma grande família. Família que ultrapassa as fronteiras. Família com os mais diversos rostos. A família do Povo de Deus.

Na Ceia com seus discípulos, Jesus partilha o pão! Entrega-se a nós. Doa-se totalmente. Ele se faz pão, se faz alimento. O esvaziamento faz do Mestre, a manifestação de sua divindade. Ele nos ensina a servir, nos ensina a acolher, a perdoar, e se preciso for, até lavar os pés daqueles que se aproximam de nós.

O presbítero é chamado a vivenciar um pouco daquele Galileu. Deixa a casa de seus pais, ‘abandona’ seus costumes, tradições e refaz um novo caminho. Inicia uma caminhada muito diferente, onde há sol, chuva, lama, poeira. Às vezes sente o abandono, solidão. Como Jesus, o presbítero aprende que é preciso cultivar a escuta, a oração. Nas caladas da noite ou nas altas madrugadas, o presbítero desperta, aguça seu ouvido para discernir a vontade de Deus. E não há dúvida! Assim como Jesus buscava amizades e era afetuoso com as pessoas, também o presbítero para ser feliz, transmite amor e quer receber amor de todos aqueles com quem convive, pois o povo se torna sua família. Ao deixar sua terra, ele assume os novos costumes, coloca-se também na humilde aprendizagem com a nova cultura que enfrenta no chão missionário. Parabéns Presbítero! Parabéns pela sua coragem, seu SIM generoso!

Obrigada pela sua entrega, seu esvaziamento, testemunho, dedicação! Saiba que ao deixar muito de ti, na sua terra natal, você também se fez pão, se fez alimento, deixou-se transformar em esperança, alegria, horizonte, ternura, acolhida, e abraço de paz a muitas pessoas. Ao desamarrar suas sandálias, você calçou o desapego, a renúncia, a confiança grandiosa em Deus. Saiba que você faz parte de nossa família, é nosso irmão, amigo, conselheiro. SIM! Pois você deixou tudo, tudo por causa do Projeto de Jesus Cristo. Você se fez pão em nosso meio! Deus abençoe seu perseverante SIM!

Ir. Ida Santos
Irmã Catequista Franciscana