MISSA DA COMUNHÃO DIOCESANA EM RONDONÓPOLIS

capa1

Na noite do dia 30 de março de 2015, o Bispo Dom Juventino Kestering com todo seu presbitério concelebrou a missa da comunhão diocesana, com a renovação dos compromissos sacerdotais, a benção dos óleos dos enfermos, dos catecúmenos e a consagração do óleo do Crisma.

Uma multidão de cristãos vindos das 21 paróquias lotou a Catedral Santa Cruz. Essa foi a primeira vez que os presbíteros, religiosas e leigos participaram da celebração depois do remapeamento da diocese, agora denominada diocese de Rondonópolis-Guiratinga. A celebração teve seu início com a entrada da cruz, do livro da Palavra de Deus e um representante de cada paróquia com a sua bandeira ou símbolo. Os presbíteros e um diácono colocaram-se em torno do altar. Num clima de muita fé, alegria e convicção, a comunidade vibrava com participação nas orações e cânticos.

Na homilia dom Juventino agradeceu o empenho dos presbíteros, dos religiosos e religiosas e de todo povo de Deus. Refletiu sobre o sentido da celebração e recordou que este ano na diocese é dedicado à missão nas famílias. Insistiu que é urgência essa missão. É preciso ir ás pressas e ajudar a família. Recordou também que a evangelização de hoje requer a descentralização, a valorização das pequenas comunidades de fé. Insistiu que não esqueçamos os jovens e nem os pobres. E finalizou: “O Espírito do Senhor está sobre mim. Ele me ungiu e me enviou em missão. Esta missão é de todo Povo de Deus, mas em especial dos presbíteros em decorrência do ministério assumido no dia da ordenação. Os presbíteros têm como missão evangelizar, ser presença no meio do Povo de Deus, ser sinal de esperança no mundo em conflito. A missão é dom gratuito dado a todo cristão. A missão nos impulsiona para sarar os corações feridos e machucados, para enxugar as lágrimas dos que choram, tirar da prisão os que estão aprisionados por um vício, por uma situação existencial e anunciar o ano da graça do Senhor”, afirmou Dom Juventino na Homilia

missa santos oleos 330Os presbíteros com a estola sobre a mão renovara as promessas sacerdotais. Foi um momento de muita emoção e percebia-se no olhar da assembleia reunida o quanto é importante a presença do padre no meio do povo. E o povo de Deus respondeu com a oração da comunhão diocesana.

No final da celebração deu-se o rito da benção do óleo dos enfermos, usados pelos presbíteros para ungir os doentes; “Alguém está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que rezem por ele, ungindo, o com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé salvará o doente. O Senhor o levantará e se tiver pecado será perdoado”. Com o óleo dos enfermos todos os doentes recebem a proteção, o alívio, a vida e a salvação’.

A seguir foi abençoado o óleo dos Catecúmenos. “O Cristo Salvador vos dê sua força. Que ela penetre em vossas vidas com este óleo em vosso peito” rezam os presbíteros, diáconos ou ministros do batismo por ocasião da unção durante o batizado. Com o óleo dos Catecúmenos todos aqueles que se preparam para o batismo, adultos e crianças das comunidades entram no mistério de Deus e são enxertados em Cristo para produzirem frutos em abundancia”.

E finalmente o momento solene da consagração do óleo do crisma. “Com o Santo Crisma consagrado missa santos oleos 415pelo bispo, são ungidos os recém-batizados, são marcados com o sinal da cruz os que vão ser confirmados, são ungidas as mãos dos presbíteros e a cabeça dos bispos, bem com a Igreja e os altares na sua dedicação”.

Durante a sagração do óleo do crisma faz-se o rito de derramar o perfume no frasco com o óleo. Assim afirma São Paulo “Em verdade, somos para Deus o bom odor de Cristo”. No crisma após o banho batismal, o cristão é perfumado para exalar “o bom odor de Cristo”. Outro rito significativo é o sopro sobre o óleo; Significa a presença do Espírito Santo, o ruah, o pneuma, o sopro, o vento, a força que vêm de Deus que faz novas todas as coisas.

No final da celebração o bispo chamou os párocos e vigários conforme as fornias juntamente com leigos e religiosas para buscar os santos óleos que cada paróquia leva para celebrar os sacramentos no decorrer do ano. Momento emocionante foi quando um casal entrou com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese. A Multidão cantou e saudou o patrono com júbilo e alegria.

A cada ano aumenta o número de participantes e já faz da tradição da Igreja na diocese a participação do Povo de Deus na missão da comunhão diocesana.

Pastoral da comunicação (Pascom)