DIOCESE DE RONDONÓPOLIS-GUIRATINGA REALIZA 24ª ROMARIA DOS MÁRTIRES

romaria2015

No dia 22 de março de 2015 a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga realizou a 24ª Romaria dos Mártires. Teve como objetivo “ser uma caminhada penitencial, unindo a espiritualidade da quaresma com a Campanha da Fraternidade”.

Com o tema “Mártires, semente de uma nova sociedade” e como lema: “Eu vim para servir” (Mc 10,45) em consonância com a Campanha da fraternidade situou os cristãos diante da realidade da sociedade atual.

A Praça da Saudade, onde foram sepultados os primeiros habitantes da cidade foi o local do encontro das comitivas das paróquias que vieram em caminhada ou de ônibus. Após a acolhido Pe. Gunther Lendbradl, vigário Geral fez a abertura oficial da Romaria. Após, a equipe de animação apresentou a cruz símbolo da Romaria e os banners com a figura dos diversos mártires de Mato Grosso, do Brasil e da Igreja. Às 16:30 horas a multidão tomou as ruas em caminhada com cânticos, orações e reflexões. Na primeira parara os romeiros fizeram o grito contra a violência que assola a cidade de Rondonópolis com homenagem a tantas pessoas de bem que tombaram nestes últimos anos vítimas de assaltos. A caminhada seguiu até o Espaço do Cais, nascedouro da cidade de Rondonópolis, às margens do Rio Vermelho e Arareau. Ali uma multidão de mais de oito mil pessoas participou ativamente da celebração da Eucaristia presidida pelo Pe. Gunther e concelebrada pela maioria dos padres da Diocese A celebração contou também com a presença de Dom Juventino Kestering, que está se restabelecendo e recuperando da saúde. O momento da entrada do Livro da Palavra de Deus foi algo que tocou o coração de todos. No final da celebração a juventude prestou homenagem ao Bispo com mensagem, canto e manifestação de alegria. Dom Juventino dirigiu a palavra aos participantes agradecendo a presença na Romaria, bem como as orações durante o período da doença e a acolhida. Lembrou também da importância da Romaria e continuidade do Projeto das Missões Populares.

No final os jovens ergueram a cruz enquanto a multidão cantava “Se um dia a cruz pesar”…… Com a bênção e distribuição dos pães a todos os participantes deu-se por encerrada a 24ª Romaria dos Mártires da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Pastoral da Comunicação (Pascom)